Fórum do Livre Pensar ocorre em Salvador

Cartaz do 'III Fórum do Livre Pensar'.

Cartaz do ‘III Fórum do Livre Pensar’.

De sexta-feira a domingo 26 a 28 de maio de 2017, a Bahia receberá pela primeira vez o Fórum do Livre Pensar (FLPE). A oitava edição deste que é um respeitado evento espírita acontecerá no Teatro Espírita Leopoldo Machado (TELMA), casa fundada pelo pesquisador Carlos Bernardo Loureiro, um dos primeiros delegados da Associação Espírita Internacional (CEPA) no Brasil.

O Fórum do Livre Pensar é uma realização da CEPABrasil (Associação Brasileira de Delegados e Amigos da CEPA) e organizado por pessoas e instituições associadas ou amigas da CEPA, já tendo sido sediado em diferentes regiões do Brasil, com a marca de contar com a ativa participação de delegados das respectivas localidades.

O evento é aberto à participação de qualquer pessoa interessada nas ideias espíritas. Na sua programação, pensadores, pesquisadores e escritores espíritas apresentam trabalhos enfocando a relação entre o pensamento espírita e diversos temas atuais. O objetivo é promover debates e sínteses capazes de estimular reflexões a respeito do potencial progressista da filosofia espírita.

Os participantes do FLPE são oriundos de diferentes cidades do país e, em comum, contribuem com o evento debatendo temas espíritas sob a perspectiva do pensamento laico, progressista e livre, que são marcas da CEPA e do TELMA.

O evento também conta com palestrantes locais vinculados ao movimento federativo, que realizarão debates sobre as diferentes visões do Espiritismo e seus múltiplos caminhos éticos. “Serão 15 palestrantes de diversas partes do Brasil para um diálogo de alto nível entre diferentes correntes espíritas sobre Ética Espírita em tempos de intolerância”, realça Júlio Nogueira, presidente do TELMA.

26/5 (sexta-feira)

O evento terá início às 19:30, com a apresentação de músicas mediúnicas da médium britânica Rosemary Brown pela pianista Elisama Gonçalves. Em seguida, os presidentes do Telma (Júlio Nogueira), da CEPA (Jacira Jacinto) e da CEPABrasil (Homero Ward) farão a apresentação do evento, que terá, em seguida, a conferência de abertura pelo renomado expositor gaúcho Milton Medran, encerrando às 21h30.

27/5 (sábado)

O Fórum continuará durante todo o sábado das 8h30 às 18h30, com um painel, uma mesa redonda e um circuito de ideias livres, tendo como destaque do dia a conferência de Paulo Henrique de Figueiredo (SP), autor da obra Revolução Espírita, sobre a teoria esquecida de Allan Kardec acerca da autonomia moral. Diversos outros prestigiados palestrantes estarão presentes para tratar de temas relacionados à Ética Espírita, como Jacira Jacinto (SP), Marcel Mariano (BA), Jailson Lima (SP), André Peixinho (BA), Mauro Spínola (SP), Wilson Garcia (PE), Rodrigo Almeida (BA) e Sérgio Maurício (DF).

28/5 (domingo)

No último dia, um painel sobre saúde mental e mediunidade terá como expositores os paulistas Arthur Chioro, Alcione Moreno e Sandra Régis, enquanto que o último circuito de ideias terá os palestrantes baianos Djalma Argollo e Júlio Nogueira, que falarão sobre Jesus e Kardec, com o evento sendo encerrado às 12h30.

Agenda

Data: 26 a 28/5 (sexta-feira a domingo)

Local: Teatro Espírita Leopoldo Machado (TELMA) –  R. da Boa Viagem, 08 – Boa Viagem, Salvador

Compartilhe e Comente

Faça uma doação ao JGB

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]