Feira de Santana: workshop debateu projeto de geração de energia através do biogás na ETE Jacuípe II

Encontro, em Feira de Santana, debateu os resultados do projeto que implantou uma usina de geração de energia através do biogás.

Encontro, em Feira de Santana, debateu os resultados do projeto que implantou uma usina de geração de energia através do biogás.

O aproveitamento do biogás gerado no processo de tratamento de esgoto para geração de energia elétrica na Estação de Tratamento de Esgoto Jacuípe II, em Feira de Santana, foi o tema de um workshop realizado na quarta-feira (03/05/2017), na Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs). O encontro debateu os resultados do projeto que implantou uma usina de geração de energia através do biogás proveniente do esgoto na estação, fruto de uma parceria entre a Embasa, Coelba, Uefs e a Agência de Cooperação Alemã GIZ.

A usina foi inaugurada em dezembro de 2016 e gera energia elétrica suficiente para atender de 30 a 50% da demanda energética da estação. O processo acontece da seguinte maneira: o biogás gerado na etapa de digestão do esgoto é canalizado e transportado para um sistema de limpeza e armazenamento e, em seguida, encaminhado para um grupo motogerador que realiza a combustão do biogás e a geração de energia.

“É uma experiência pioneira no Brasil que aproveita o potencial energético do biogás, uma forma de geração limpa e com eficiência ambiental. Ter essa usina instalada numa estação da Embasa é uma excelente oportunidade de aprendizado e melhoria dos nossos processos, de forma a contribuir para a sustentabilidade do planeta”, destacou o superintendente de operações da Embasa na região norte, Raimundo Bezerra Neto. “O uso do biogás também é estratégico para redução de custos da empresa, já que a energia elétrica é o insumo com o qual a Embasa mais gasta”, acrescentou.

José Antônio Brito, gerente corporativo de Pesquisa e Desenvolvimento da Coelba, destacou que o projeto teve como objetivo estudar a viabilidade econômica desta tecnologia para o mercado brasileiro, com foco na sustentabilidade. “A ideia de gerar energia renovável de forma descentralizada é muito interessante e contribui tanto para o meio ambiente, como para a sustentabilidade econômica da empresa de saneamento. O projeto teve o intuito de determinar as condições para a viabilidade econômica desse tipo de empreendimento”, afirmou.

O workshop contou com apresentações sobre o projeto, o aproveitamento do biogás e sua viabilidade, e de duas dissertações de mestrado da Uefs cujas pesquisas foram desenvolvidas com o tema. Uma visita técnica às instalações da usina finalizou as atividades.

Publicidade

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

Manchete

Colunistas e Artigos

+ Publicações >>>>>>>>>

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]