Feira de Santana: irregularidades sanitárias graves levaram a interdição do Hospital Santa Casa de Saúde, diz SESAB

Fachada do Hospital Santa Casa de Saúde, em Feira de Santana.

Fachada do Hospital Santa Casa de Saúde, em Feira de Santana.

Segundo nota encaminhada à redação do Jornal Grade Bahia nesta quarta-feira (31/05/2017) pela Secretária da Saúde da Bahia (SESAB), a “Vigilância Sanitária Estadual interditou o Hospital Santa Casa de Saúde, em Feira de Santana, por conta de irregularidades sanitárias graves. Essas não conformidades expunham os pacientes a riscos.”. A interdição do hospital ocorreu na segunda-feira (29).

A secretaria declara que “a unidade só poderá voltar a funcionar após atender os pontos indicados no relatório de inspeção da vigilância sanitária entregue ao responsável legal do hospital.”.

Desinvestimento

Observa-se que a unidade hospitalar privada funciona há décadas em Feira de Santana e que os empresários, responsáveis pela unidade médica, receberam nesse período significativo volume de recursos, não obstante, conforme verifica-se na nota da Sesab, o investimento necessário ao pleno funcionamento do hospital não ocorreu.

Neste contexto, é melhor que uma unidade de saúde que não atende aos requisitos necessários de segurança sanitária feche, permitindo que novas estruturas médicas possam absorver o serviço prestado, atendo, com isso, os requisitos da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Infere-se, por fim, que como hospital atendia ao Sistema Único de Saúde (SUS), ele recebia recursos públicos. Neste aspecto, a direção do hospital deveria ter uma atenção redobrada, no sentindo de investir parte dos recursos públicos no aprimoramento das instalações e equipes médicas.

Compartilhe e Comente

Faça uma doação ao JGB

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Carlos Augusto
Carlos Augusto Oliveira da Silva (Carlos Augusto) é Mestre em Ciências Sociais, na área de concentração da cultura, desigualdades e desenvolvimento, através do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (FAESF/UNEF). Atua como jornalista e cientista social. Telefone: (75)98242-8000 | E-mail: [email protected]