Feira de Santana: HGCA promove ações de conscientização sobre a importância da higiene das mãos

A Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) do Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA) realiza durante todo o mês, em especial no dia 05 de maio de 2017, data alusiva ao Dia Mundial da Higienização das Mãos, atividades educativas para conscientizar os profissionais de saúde sobre a importância da adesão a esta prática. A programação inclui exposição de banners, visitas às unidades assistenciais para discussão sobre o tema e entrega de brindes relacionados ao tema, exposição de vídeos no refeitório, entrega de folders educativos aos visitantes/acompanhantes, profissionais e estudantes, informe nas pias referente ao tema e divulgação em rede interna de computadores e site oficial do HGCA.

De acordo com a sanitarista Fátima Cruz, coordenadora da CCIH/HGCA,  os eventos adversos provocados pelas IRAS constituem um grande problema de saúde pública devido à grande repercussão na vida dos indivíduos, pacientes e familiares. “As infecções são a principal causa do aumento do tempo de internação, morbidade e mortalidade dos pacientes, elevando em muito os custos do tratamento além de também acarretarem mudança nos padrões de resistência microbiana, e, consequentemente a elevação nos custos assistenciais devido ao maior uso de antibióticos”, disse.

Diante deste contexto, a preocupação com a prevenção da infecção deve ser reforçada nos serviços de saúde, sendo fundamental a prática da higiene das mãos em todos os processos de cuidados, pois esta é a principal ação para reduzir a transmissão de infecções e micro-organismos resistentes, consistindo em uma das medidas essenciais para a prevenção e controle das IRAS, promovendo a segurança de pacientes, profissionais e usuários dos serviços de saúde.

Publicidade

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

Manchete

Colunistas e Artigos

+ Publicações >>>>>>>>>

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]