Feira de Santana: HDPA recebe acelerador linear do Plano de Expansão da Radioterapia; entrega do equipamento contou com presença de ministros do Governo Temer

Prefeito José Ronaldo discursa ao lado de Ministros do Governo Temer.

Prefeito José Ronaldo discursa ao lado de ministros do Governo Temer.

O Hospital Dom Pedro de Alcântara passa a ser uma das referências em tratamento de radioterapia na Bahia. Na manhã deste sábado (13/05/2017), o ministro da Saúde, Ricardo Barros, entregou a estrutura do aparelho acelerador linear do Plano de Expansão da Radioterapia. A solenidade aconteceu na sede da Unacon e contou com as presenças dos ministros Antônio Imbassahy (Secretaria de Governo) e Luislinda Valois (Direitos Humanos). A comitiva do Governo Federal foi recebida na cidade pelo prefeito José Ronaldo de Carvalho.

O acelerador, que é utilizado no tratamento de vários tipos de câncer, possibilitará aumentar o número de atendimentos por mês em 74 municípios da região. O Ministério da Saúde investiu R$ 4,9 milhões na compra do equipamento e construção do bunker (espaço destinado para instalação do aparelho).

O provedor da Santa Casa da Misericórdia, entidade mantenedora do HDPA, agradeceu pelo investimento na unidade. “O ministro é conhecedor das dificuldades enfrentadas pelas Santas Casas em todo o país. Tivemos há alguns anos momentos de bastante dificuldades, mas graças ao provedor interino na época, o prefeito José Ronaldo, foi reaberto o Hospital Dom Pedro. E hoje sinto um grande orgulho em presenciar esse momento”, declarou.

O presidente da Federação das Santas Casas da Bahia, Maurício Dias, ressaltou a importância da parceria das entidades filantrópicas com o SUS. “Temos em Feira de Santana uma unidade com altos números de resolutividade. E mostra o quanto a parceria é importante. As Santas Casas continuam abertas ao SUS”, salientou.

O deputado federal Antônio Brito elogiou a estrutura do HDPA. “A Santa Casa de Feira de Santana está de parabéns pelos seus 138 anos de história e mantendo um atendimento de qualidade a população. E esse é um exemplo de Prefeitura que sabe aproximar a gestão municipal da Santa Casa. O resultado é bastante positivo”, pontuou.

O prefeito José Ronaldo destacou a importância da Santa Casa para a sua vida. “Foi a maior escola da minha vida. Cheguei na década de 70 para ser administrador e anos depois provedor. Enquanto prefeito, fui convocado pela Justiça para ser interventor. Hoje essa unidade atua 99% através do SUS. Atendimentos que antes só eram feitos em Salvador, como cardiologia e oncologia, hoje são feitos aqui”, observou.

O ministro Ricardo Barros parabenizou a gestão da Santa Casa da Misericórdia. “Muitas Santas Casas pelo Brasil passam por dificuldades de gestão. Diferente do que vemos aqui em Feira de Santana. E é um objetivo do Governo Federal continuar financiando os hospitais filantrópicos”, revelou.

Compartilhe e Comente

Faça uma doação ao JGB

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]