Estudante baiana é uma das premiadas pela Ambev por desenvolver projeto de reuso de água

O grupo é formado por um quatro estudantes brasileiros - Higor Cerqueira, estudante do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), a baiana Emanoella Rodrigues da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Guilherme Nascimento e Maryllya Matos alunos do Instituto Federal de Alagoas (IFAL).

O grupo é formado por um quatro estudantes brasileiros – Higor Cerqueira, estudante do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), a baiana Emanoella Rodrigues da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Guilherme Nascimento e Maryllya Matos alunos do Instituto Federal de Alagoas (IFAL).

A baiana Emanoella Rodrigues, estudante de Engenharia Sanitária e Ambiental da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), campus Cruz das Almas, venceu desafio proposto pela Ambev, ao apresentar uma solução inovadora para o combate à seca na região do semiárido no Brasil.

Ela é umas das integrantes do grupo “Palmas Pra Vida”, formado por jovens brasileiros que estudam em Portugal. A equipe vencedora desenvolveu um projeto que propõe o reuso de águas cinzas na comunidade alagoana de Major Isidoro, em Alagoas, e receberá agora US$ 10 mil para implementação do plano.

A ideia do time vencedor é destinar as chamadas águas cinzas, provenientes de processos domésticos, como banho e lavagem de roupa e louça, da comunidade de Major para a irrigação de plantas que alimentam ao gado leiteiro da cidade, que é a maior produtora da bacia leiteira de Alagoas.O projeto visa beneficiar tanto os pequenos agricultores quanto a comunidade escolar, que receberá educação ambiental e parte do leite produzido.

Para Emanoella, o reuso da água é um tema que tem ganhado muito destaque no campo ambiental, por ter baixo custo e ser um processo simples. Pensando nisso, resolvemos participar do “Desafio Água” da Ambev e ajudar uma comunidade que sofre com este problema da escassez de água.

“Me sinto gratificada por saber que nosso esforço e dedicação nesta ideia se tornou real com apoio de grandes empresas. O principal de tudo é contribuir com um Brasil Melhor, diminuindo os impactos de um problema tão grande e melhorar o dia a dia das pessoas daquela comunidade”, afirma a estudante.

Para Carla Crippa, gerente de sustentabilidade da Ambev e jurada no evento, é muito importante que grandes empresas como a cervejaria incentivem o engajamento desses jovens. “Ficamos muito felizes em ver o potencial dos projetos que foram apresentados e em fazer parte disso. Queremos ver as pessoas unidas por um mundo melhor e são atitudes como essa que nos ajudarão a realizarmos esse sonho.”, diz Carla.

O anúncio do grupo vencedor aconteceu na Universidade da Pensilvânia (EUA) durante a BrazUSC, maior conferência para alunos brasileiros que estudam no exterior. Além da premiação, o evento contou também com palestras de grandes líderes brasileiros, como Luíza Trajano, fundadora da Magazine Luíza, Carlos Wizard, fundador da Wizard,  e Augusto Nardes, ministro do TCU.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Publicidade

Faça uma doação ao JGB

Perfil do Autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]