Curso do PPA Municipal, promovido pela UEFS, contou com público de 43 municípios

Aula do curso do PPA Municipal, promovido pela UEFS.

Aula do curso do PPA Municipal, promovido pela UEFS.

O curso do PPA Municipal 2018-2021 realizado na Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) atraiu cerca de cem participantes de 43 municípios baianos de diversas regiões. O evento aconteceu entre os dias 03 e 04 de maio de 2017 e foi realizado a partir de uma parceria com a Secretaria do Planejamento da Bahia (Seplan) e com a União dos Municípios da Bahia (UPB). A próxima etapa do curso acontece nos dias 9 e 10 de maio no município de Juazeiro.

No evento, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer melhor a legislação que rege o plano plurianual (PPA), assim como seus instrumentos complementares, como a Lei de Diretrizes Orçamentárias e a Lei Orçamentária Anual. (LOA). A partir dessa noção, discutiu-se a dimensão estratégica do plano e foram apresentadas algumas ferramentas que podem ajudar a mapear problemas e estruturar o PPA.

Os participantes também realizaram atividades em grupo, que permitiram exercitar a identificação de problemas e dimensionar as potencialidades dos municípios. Por fim, os participantes conheceram o modelo adotado para a elaboração do PPA 2016-2019 do Governo do Estado.

Presente à abertura do evento, o reitor da Uefs, Evandro do Nascimento Silva, destacou a importância de se oferecer capacitação na área de planejamento aos servidores das prefeituras, principalmente no início da gestão, quando há o compromisso da elaboração e da entrega do Plano Plurianual.

“A expectativa é que o curso ajude as prefeituras a elaborarem os seus planos plurianuais, tornando-os mais efetivos”, afirmou o reitor. Ele observou que a intenção é oferecer mais dois módulos de treinamento: o segundo para a elaboração de projetos e captação de recursos e o terceiro para o monitoramento e a avaliação do PPA. A ideia é que esses treinamentos sejam oferecidos a partir do segundo semestre.

No evento realizado em Feira de Santana, compareceram gestores e técnicos de municípios da região, mas também de cidades mais distantes, como Antas, Queimadas e Brotas de Macaúbas, além de Santaluz, Lauro de Freitas e Jandaíra.

Compartilhe e Comente

Faça uma doação ao JGB

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]