Coluna de Antônio José Larangeira de 06 de maio de 2017

O médico anestesista Benedito Gonçalves e Angelica, socialmente.

O médico anestesista Benedito Gonçalves e Angelica, socialmente.

O cantor e compositor Carlos Pita, um nome de expressão feirense na musica brasileira.

O cantor e compositor Carlos Pita, um nome de expressão feirense na musica brasileira.

A gestora regional da Coelba em Feira de Santana, Cleriane Rodrigues, realizando um bom trabalho.

A gestora regional da Coelba em Feira de Santana, Cleriane Rodrigues, realizando um bom trabalho.

O Roteiro de Feira

A cidade já tem o seu “Roteiro Cultural do Patrimônio Histórico de Feira de Santana”, com indicação dos bens tombados ou não pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (Ipac). O lançamento ocorreu na quinta-feira (04/05/2017), às 19h30, no Palacete Fróes da Motta, na abertura do VI Festival de Filarmônicas Princesa do Sertão.

Os bens são os seguintes: Prédio da antiga Santa Casa de Misericórdia (Palácio do Menor), Monumento a Padre Ovídio, Catedral de Santana, Coreto da Praça Monsenhor Renato Galvão (Coreto da Praça da Matriz), Centro Universitário de Cultura e Arte (antigo Grupo Escolar J. J. Seabra e antiga Escola Normal Rural), Prédio da Sociedade Filarmônica Vitória, Prédio da Sociedade Montepio dos Artistas Feirenses, Prédio da Sociedade Filarmônica 25 de Março, Igreja de Nossa Senhora dos Remédios, Escola Maria Quitéria, Monumento a Agostinho Fróes da Motta, Coreto da Praça Fróes da Motta, Casarão Fróes da Motta (Vila Fróes da Motta), Coreto da Praça Bernardino Bahia, Arquivo Público Municipal (antiga Escola João Florêncio), Igreja Senhor dos Passos, Prédio da Antiga Intendência, Mercado de Arte Popular e Paço Municipal Maria Quitéria. O mapa forma um quadrilátero pelo centro da cidade e tem pontos de referência, como o Shopping Popular Feiraguai, Praça Carlos Bahia, Praça Padre Ovídio, Praça Monsenhor Renato Galvão, Monumento ao Caminhoneiro, Praça João Pedreira, Praça da Bandeira, Centro de Abastecimento, Praça 2 de Julho e Praça Dom Pedro II (a do Nordestino). A ação é da Fundação Senhor dos Passos, com apoio da Prefeitura de Feira de Santana.

O PT em Feira

O deputado estadual Zé Neto sobre a eleição de Ivannide Santa Bárbara para presidente do PT em Feira de Santana teve pronunciamento do seu porta-voz, Aurelino Bento: “O processo de eleição direta (PED) do PT está totalmente contaminado e portanto deve acabar. Não podemos admitir que vários filiados ao nosso partido estejam também filiados a outras legendas e transformem o PT em partido de aluguel, como foi feito no domingo (30). Alugaram o PT para poder imputar uma derrota que é nossa ao companheiro Zé Neto, que na realidade será o menos prejudicado com esse processo”.

O Beco é nosso

O movimento cultural O Beco é Nosso continua mais atuante a cada dia que passa, ao promover na sede da tradicional Filarmônica Vitória, no centro de Feira de Santana, um baile pré micaretesco.  A concepção do projeto foi do artista Márcio Punk. No prédio da Filarmônica, um dos mais antigos e conservados da cidade, acontecem sempre nos finais de semana as ‘Serestas da Vitória”.

Nova cerveja

Está surgindo uma cerveja em Feira de Santana do tipo Pilsen, que numa homenagem aos torcedores do Fluminense de Feira, será chamada de Touro do Sertão. É uma cerveja artesanal, em embalagem de 600 ml, segundo um dos sócios da cervejaria, Matheus Oliveira Barros, 30, está no primeiro lote de vendas, com cerca de 5 mil garrafas, espalhadas em 18 pontos comerciais da cidade (entre bares, restaurantes e lojas de conveniências), além da sede da empresa. O diálogo com a diretoria do Fluminense de Feira começou há seis meses, mas somente este ano foi concretizado a parceria: a Touro do Sertão é a cerveja oficial do clube, com direitos de imagem e porcentagem em vendas revertidas ao time.

Com relação a bebida, Barros justifica a escolha do tipo Pilsen, uma das mais consumidas do Brasil, para brindar a torcida do Flu de Feira.

Feijoada

Começa a contagem regressiva, para o grande avant premiere da micareta de Feira de Santana, que ocorrerá sábado próximo, 13, no Armazem Privilege, ao meio dia, que será a 25ª.Feijoada do Laranjeira, que terá animação da badalada banda Duas Medidas, Grupo Acelerou e Raylan Sapalacio. Como todos os anos será uma homenagem à Yeshua, que abençoará o evento e toda comunidade.

Publicidade

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

Manchete

Colunistas e Artigos

+ Publicações >>>>>>>>>

Sobre o autor

Antonio José Larangeira
Antonio José Larangeira nasceu em 11 de janeiro de 1945, é natural de Santo Amaro da Purificação (BA), é formado em Administração, pela Faculdade Anísio Teixeira (FAT). Atua como jornalista profissional, com registro nº 514 (SINJORBA/FENAJ) e publica coluna diária nos jornais Grande Bahia, Pátria Latina e Tribuna da Bahia. E-mail: [email protected]