Estudantes da Educação Profissional da Bahia aprendem a fazer ovos de Páscoa com recheio de brigadeiro de aipim

Alunos do CEEP apreendem a produzir ovos de Páscoa.

Alunos do CEEP apreendem a produzir ovos de Páscoa.

Os estudantes do curso técnico em Cozinha, do Centro Estadual de Educação Profissional da Bahia, localizado no bairro Água de Meninos, em Salvador, aprenderam uma receita que deixará a Páscoa ainda mais saudável e saborosa.  Eles estão produzindo ovos de Páscoa com recheio de brigadeiro funcional à base de aipim que, além de deliciosos, trazem vários benefícios para a saúde. Os ovos de chocolate são confeccionados nas aulas práticas da disciplina Cozinha Contemporânea e Internacional, que faz parte do currículo dos estudantes. Além de aprender receitas saudáveis e nutritivas, os futuros profissionais poderão abrir seus próprios negócios, pois no curso também são estimulados ao empreendedorismo.

De acordo com o professor Cristian Gonzales, a disciplina tem o objetivo de desenvolver receitas saudáveis a partir de releituras de pratos clássicos. “Nesta receita, o leite condensado é substituído pelo aipim cozido, que possui vários benefícios, como maior quantidade de fibras, carboidratos complexos e é rico em minerais, a exemplo de ferro, cálcio, fósforo e potássio. Outro destaque é o mel, por ser fitoterápico, anti-inflamatório e ajudar no sistema imunológico. Além disso, o brigadeiro de aipim possui três terços menos de calorias que o brigadeiro tradicional e, também, o índice glicêmico é bem menor”, explica o educador.

A estudante Suzana Ramos, 28, ainda nem concluiu o curso e já começou a empreender. “Estou vendendo ovos de Páscoa e bombons recheados em minha casa para aumentar a minha renda familiar como autônoma e está dando muito certo. Produzo, em média, 20 ovos por semana, com tamanhos e preços acessíveis. O ovo de colher, com recheios variados, custa R$ 13. Já o tradicional trufado e fechado, com bombons dentro, custa R$ 15. Agora, vou começar a produzir este ovo funcional com brigadeiro de aipim e sei que vai ser um sucesso porque é muito gostoso e benéfico”, afirma, empolgada.

Para Francisnanda Costa, 22, o curso mudou a sua forma de pensar sobre hábitos saudáveis de alimentação. “Aqui, aprendemos não só a cozinhar melhor, como também a substituir ingredientes calóricos que prejudicam a nossa saúde por outros mais saudáveis, a exemplo do aipim. Gosto muito do curso e recomendo a todos, porque é gratuito e aprendemos muito”, conta a estudante ao revelar que também está com expectativa de abrir seu próprio negócio quando concluir o curso.

A receita é simples e fácil de fazer. Confira:

Confira os ingredientes:

-1 xícara e meia de aipim cozido e amassado

-1 xícara de leite em pó

– 6 colheres de sopa de açúcar

– 4 colheres de sopa de mel

– 1 colher de sopa de manteiga

– 3 colheres de sopa de cacau em pó

– 50 ml de leite líquido

Modo de preparo do ovo

Para fazer o ovo é utilizado chocolate fracionado meio amargo. O derretimento é simples e pode ser feito em banho-maria com água quente, colocando o chocolate em uma tigela de vidro ou inox para ser derretido apenas com o vapor. No micro-ondas o derretimento é feito em intervalos de 30 em 30 segundos, na potência máxima, sempre retirando para mexer até ficar todo derretido. Após o derretimento, coloque o chocolate nos moldes e leve para o freezer por cinco minutos. Em seguida, desenforme para colocar os recheios.

Recheio do brigadeiro de aipim consistente (preto)

Em uma panela no fogo, misture o aipim cozido, leite em pó, açúcar e mel até ficar homogêneo a ponto de soltar da panela. Em seguida, adicione meia colher de manteiga e o cacau em pó. Coloque a mistura em um prato para esfriar e modele as partes em formato de bolinhas. Decore com granulados de sua preferência.

Recheio de brigadeiro de aipim mole (branco)

Para fazer o brigadeiro branco de colher é utilizada a mesma base da receita do brigadeiro de bolinha, na qual separa-se um terço (1/3) da mistura, sem adicionar o cacau em pó. Neste caso, acrescente 50 ml de leite líquido e meia colher de sopa de manteiga, misture e coloque para esfriar.

Montagem

Nas partes dos ovos, coloque o recheio do brigadeiro mole e por cima da mistura adicione as bolinhas dos brigadeiros. Feche o ovo com outra metade e embale. Outra opção é embalar separadamente cada metade em uma caixa contendo uma colher.

Publicidade

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Publicidade

Faça uma doação ao JGB

Perfil do Autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]