Deputado José de Arimateia visita Instituto Médico Legal Nina Rodrigues; DPT Bahia planeja instalação de unidades similares em Feira de Santana e em outros cinco municípios

Deputado estadual José de Arimateia, durante visita Instituto Médico Legal Nina Rodrigues.

Deputado estadual José de Arimateia, durante visita Instituto Médico Legal Nina Rodrigues.

O deputado estadual José de Arimateia (PRB-BA), que é presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Saúde e Institutos de Pesquisas Afins na Bahia, participou durante toda a manhã desta terça-feira (25/04/2017), com os deputados estaduais, também membros da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa da Bahia, de vistoria e reunião com a diretoria do Instituto Médico Legal Nina Rodrigues, localizado na capital baiana.

A visita realizada pela comitiva itinerante teve o objetivo de dialogar com a diretoria e conhecer de perto a atual situação do Instituto, que presta aos cidadãos de Salvador e interior da Bahia os serviços de Polícia Científica na área de Medicina Legal. Atualmente o IML conta com 368 peritos no Estado com um investimento mensal de R$ 160 milhões.

No ensejo, o parlamentar falou do Instituto e os benefícios diretos com os equipamentos de excelência existentes, discorreu sobre a importância de mais investimento financeiro, ampliação nas instalações e no material humano e, por fim propôs a descentralização do IML.“O Instituto Médico Legal Nina Rodrigues é referência na América Latina. Precisamos trabalhar de forma integrada. Nesse sentido conto com a sensibilidade dos deputados estaduais para que incluam as necessidades do Instituto nas Emendas Impositivas e também da ação dos deputados Federais com as Emendas Parlamentares”, pontuou Arimateia.

No encontro, o diretor Geral do IML, Elson Jefferson Neves, contou que existe no planejamento da Instituição a criação de seis centros que desempenhem as mesmas funções do IML em Salvador, em municípios baianos, como: Feira de Santana, Vitória da Conquista, Itabuna, Barreiras e Irecê. “É uma iniciativa que irá melhorar muito o custo operacional e eficácia nos serviços”, disse.

O IML Nina Rodrigues é o mais antigo dos Institutos que formam a composição do Departamento de Polícia Técnica da Bahia (DPT Bahia). O Instituto é classificado como o responsável por atividades periciais em vivos, como: sexologia forense, odontologia legal e clínica médica, atividades periciais em mortos, a exemplo da necropsia e exumação, identificação de cadáveres e antropologia física, como também a realização de exames adicionais de interesse da prova material.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Publicidade

Faça uma doação ao JGB

Perfil do Autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]