Coluna de Antônio José Larangeira de 29 de abril de 2017

Um dos fotógrafos mais antigos e consagrados de Feira de Santana, Elydio Azevedo Lopes, faleceu ontem, aos 83 anos. Na foto com esposa e filha.
Um dos fotógrafos mais antigos e consagrados de Feira de Santana, Elydio Azevedo Lopes, faleceu ontem, aos 83 anos. Na foto com esposa e filha.

Morreu Elydio

Um dos fotógrafos mais antigos e consagrados de Feira de Santana, Elydio Azevedo Lopes, faleceu ontem (28/04/2017), aos 83 anos, em Salvador, vítima de problemas cardiovasculares. No auge de sua atividade, ele possuía o Foto Universo, uma marca nos eventos sociais e culturais de Feira de Santana. Uma série de fotos sobre esta cidade nos anos 1960 e 1970, que faz parte do Acervo dos Municípios Brasileiros do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), é de sua autoria. De acordo com Antônio Carlos Magalhães, presidente do Sindicato dos Fotógrafos Profissionais de Feira de Santana (Sinfofs), Elydio engrandeceu muito a profissão e por muitos anos na cidade. Em 2012, ele nominou o Prêmio do Concurso Feirense de Fotografias, pelo Dia Mundial do Fotógrafo, 19 de agosto. Junto ao cineasta Olney São Paulo e com uma filmadora Kodak 16mm antiga filmou em 1955 o curta-metragem “Um Crime na Rua”, com dez minutos de duração. Foi o primeiro filme realizado em Feira de Santana. Morreu aos 83 anos. Com informações de Dimas Oliveira.

Desafio

A baiana Emanoella Rodrigues, estudante de Engenharia Sanitária e Ambiental da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), campus Cruz das Almas, um venceu desafio de estudos, ao apresentar uma solução inovadora para o combate à seca na região do semiárido no Brasil. Ela é umas das integrantes do grupo “Palmas Pra Vida”, formado por jovens brasileiros que estudam em Portugal. A equipe vencedora desenvolveu um projeto que propõe o reuso de águas cinzas na comunidade alagoana de Major Isidoro, em Alagoas, e receberá agora US$ 10 mil para implementação do plano. Para Emanoella, o reuso da água é um tema que tem ganhado muito destaque no campo ambiental, por ter baixo custo e ser um processo simples. Pensando nisso, resolvemos participar do “Desafio Água” da Ambev e ajudar uma comunidade que sofre com este problema da escassez de água.

Falou e está certo

Não é de agora, quase sempre na contramão, vereadores feirenses não gostam de investimentos que elevam Feira de Santana. É o caso do Boulevard Shopping. Lembrar que já tentaram fechar o shopping nos dias de maior movimento, protestaram contra ampliação do estacionamento e insistem em se manifestar contra a cobrança de estacionamento. Interessante que não se vê nenhum vereador no equipamento comercial, de serviços e lazer. Nem na praça de alimentação, nas lojas, nem nos cafés, muito menos no hipermercado, quanto mais na livraria e no cinema. Dimas Oliveira falou e está falado.

Comenda para Diana

De autoria do vereador Luiz Augusto de Jesus, a odontóloga e oficial do Exército Brasileiro,  Diana de Jesus Aranha, teve seu nome aprovado para receber da Câmara Municipal de Feira de Santana a Comenda Maria Quitéria. Justíssima homenagem.

Comendador Sergio

A mais alta honraria da Assembleia Legislativa da Bahia, a Comenda 2 de Julho, foi concedida ao secretário de Meio Ambiente de Feira de Santana e ex-deputado federal, Sérgio Barradas Carneiro, na tarde de quinta-feira ultima, 27, em razão do trabalho desenvolvido ao longo de sua trajetória política. A honraria é concedida a pessoas que contribuem para o desenvolvimento político e administrativo do Estado e do país. Após a sessão, Sérgio Carneiro lançou o livro “A Bahia na Vanguarda do Direito das Famílias”. A homenagem foi uma proposta do deputado estadual Carlos Geilson (PSDB), que é conterrâneo de Sérgio, ambos nascidos em Feira de Santana.

A oficial do Exercito e odontóloga Diana Aranha vai receber a Comenda Maria Quitéria.
A oficial do Exercito e odontóloga Diana Aranha vai receber a Comenda Maria Quitéria.
Sérgio Carneiro é o novo comendador da Bahia.
Sérgio Carneiro é o novo comendador da Bahia.
Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Sobre Antonio José Larangeira 3725 artigos
Antonio José Larangeira nasceu em 11 de janeiro de 1945, é natural de Santo Amaro da Purificação (BA), é formado em Administração, pela Faculdade Anísio Teixeira (FAT). Atua como jornalista profissional, com registro nº 514 (SINJORBA/FENAJ) e publica coluna diária nos jornais Grande Bahia, Pátria Latina e Tribuna da Bahia.