Relato apresentado pelo tenente-coronel Anildo Batista detalha ação de marginais em Irecê

Cenas do assalto ocorrido em Irecê.

Cenas do assalto ocorrido em Irecê.

O tenente-coronel da polícia Militar (PM) Anildo Rocha Batista, responsável pelo comando do 7º Batalhão da PM de Irecê, apresentou o Relatório de Inteligência nº 074/2017, referente a ação de marginais, ocorrida na madrugada desta segunda-feira (20/03/2017), em Irecê. Conforme relato, cerca de 30 indivíduos explodiram agência bancária e disparam tiros de diversos calibres. O relato informa, também, que um dos meliantes foi alvejado.

Confira o Relatório de Inteligência da PM

Relato trazido pelo CEL ANILDO CMT Regional da Área mais informações complementares

Relatório de Inteligência nº 074/2017

Data: 20Mar2017.

Assunto: EXPLOSÃO DE AGÊNCIA BANCÁRIA EM IRECÊ

Origem: SOInt/7º BPM

  1. Por volta da 00h30 de hoje (20Mar2017), grupo formado por cerca de 30 indivíduos investiram contra agência bancária do Banco do Brasil na cidade de Irecê. Os meliantes utilizaram explosivos para tentar violar o cofre principal da agência, porém, mesmo após 4 explosões, não obtiveram êxito.
  2. Durante a ação, vários integrantes da quadrilha espalharam-se pela cidade efetuando disparos com propósito de intimidação, inclusive nas proximidades do Quartel da PM e da Delegacia da PC, todavia, não houve disparos contra a estrutura ou contra os policiais. Boatos circularam relatando o resgate de presos, o que enfaticamente desmentimos. Foram utilizados na ação uma Toyota/Hilux SW4 de cor branca, uma VW/Amarok de cor prata, uma Toyota Hilux tipo carroceria de cor branca, além de veículos de civis que foram roubados quando transitavam pela rua no momento do ataque, incluindo uma GM/S10 prata placa JSA 2010.
  3. Segundo relatos, ainda durante a investida no banco houve confronto com uma guarnição da CIPE-Semiárido, de modo que um dos meliantes foi gravemente ferido. Este foi socorrido pelos comparsas. Foi difundido alerta para as unidades de saúde da região.
  4. Cerca de 1 hora após o início do ataque os criminosos seguiram em fuga levando um dos vigilantes como refém sobre o capô da VW/Amarok. Este foi liberado em estrada vicinal que dá acesso à cidade de Lapão. Vários “miguelitos” espalhados na BA-052 e na BA-432 nas proximidades da cidade retardaram a chegada de guarnições em reforço e apoio. Segundo informes, até o momento três veículos foram incendiados, sendo um na BA-052 próximo a João Dourado, outro na BA-432 próximo ao povoado de Lagedo do Pau D’arco de Lapão, e um terceiro na BA-148 próximo ao acesso ao povoado de Tanquinho de Lapão. Ainda não há informes sobre modelo e identificação dos veículos incendiados.
  5. Comentários indicavam que foram vistos veículos em alta velocidade no povoado de Lageado, município de Lapão. O informe sugere que a rota de fuga passará ou se encerrará na cidade de Cafarnaum, Mulungu do Morro ou Canarana.
  6. As explosões provocaram sérios danos na estrutura da agência e de prédios vizinhos. A área foi isolada e aguarda-se a perícia para avaliação do risco de desabamento. Em diversos pontos da cidade foram colhidas cápsulas de munição calibre 7,62mm, 5,56mm e .50.
  7. Guarnições deste 7º BPM, da CIPE-Chapada, CIPE-Semiárido e RONDESP/Chapada seguem em diligências.
  8. A suspensão das atividades da agência em Irecê, além do impacto negativo no campo da segurança, também trará sérios transtornos na economia local. As agências de cidades vizinhas já estão desativadas por conta de ataques semelhantes, e a agência de Irecê funcionava como agência central, através da qual eram distribuídos os valores para a região. O último ataque a banco na área da OPM ocorreu no dia 05Nov2016, quando a agência do Banco Bradesco da cidade de Ibititá foi alvo dos meliantes
  9. A busca continua com especial atenção para o marginal que encontra se gravemente ferido, assertiva decorrente das poças de sangue no rastro.
  10. Equipe do GRAER está conduzindo efetivo do BOPE para reforço das ações a partir de Salvador. Idem para reforço com helicóptero nas buscas.
  11. Efetivo de CIPE local ..SEMI ÁRIDO e na região CAATINGA, CHAPADA no esforço de efetivo máximo inclusive com equipes voluntárias de folga, todas no terreno sob Comando do Maj Maltez e o Comando da Operação integral pelo CEL ANILDO CMT CPRCH.
  12. Prefeito local em nota recomendou a cidade a hipotecar total apoio ao policiamento em sede de informações e outras necessidades.

Publicidade

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Publicidade

Faça uma doação ao JGB

Perfil do Autor

Carlos Augusto
Carlos Augusto é Mestre em Ciências Sociais, na área de concentração da cultura, desigualdades e desenvolvimento, através do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (FAESF/UNEF) e Aluno Especial do Programa de Doutorado em Sociologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atua como jornalista e cientista social, é filiado à Federação Internacional de Jornalistas (FIJ, Reg. Nº 14.405), Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ, Reg. Nº 4.518), Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado da Bahia (SINJORBA), Associação Brasileira de Imprensa (ABI Nacional, Matrícula nº E-002907) e Associação Bahiana de Imprensa (ABI Bahia), dirige e edita o Jornal Grande Bahia (JGB).