Programa do Governo Rui Costa conduz jovens ao mercado de trabalho

Jovens beneficiados pelo programa 'Primeiro Emprego'.
Jovens beneficiados pelo programa 'Primeiro Emprego'.
Jovens beneficiados pelo programa 'Primeiro Emprego'.
Jovens beneficiados pelo programa ‘Primeiro Emprego’.

O Programa Primeiro Emprego está mudando a vida de centenas de jovens baianos. Lançado em novembro de 2016, pelo governador Rui Costa, a ação promove a primeira experiência profissional de estudantes egressos de cursos profissionalizantes da rede estadual de ensino. Irlana de Jesus faz parte das primeiras turmas de beneficiados. Ela aproveita a chance como auxiliar administrativo da Secretaria da Segurança Pública (SSP) já pensando no futuro. “Está sendo muito bom para mim. É um aprendizado a mais”, conta.

Além de secretarias, os jovens terão a chance de viver a primeira experiência no mercado de trabalho em órgãos e empresas do Estado, como também em instituições da iniciativa privada. Através do Primeiro Emprego, eles chegam onde poderia ser mais difícil chegar sozinhos. “O programa proporciona a primeira experiência profissional aos estudantes  dos nossos cursos técnicos, ajudando [também] a diminuir a evasão escolar”, explica o superintendente de Educação Profissional da Secretaria da Educação do Estado, Durval Libânio Mello.

Os jovens contemplados têm carteira de trabalho assinada e todos os direitos garantidos. O contrato tem duração de 24 meses no Estado. A remuneração nas instituições privadas é a partir de um salário mínimo. Nos órgãos estaduais, eles recebem um salário mínimo, plano de saúde (Planserv) e vale transporte. O Programa Primeiro Emprego é tema de vídeo da série Educar para Transformar, produzida pela Secretaria de Comunicação Social do Estado (Secom).

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 141299 artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.