Pescadores debatem com governo da Bahia ações de capacitação

Pescadores da Bahia são capacitados.
Pescadores da Bahia são capacitados.
Pescadores da Bahia são capacitados.
Pescadores da Bahia são capacitados.

Representantes de 56 colônias e associações de pescadores da Bahia estarão reunidos nos próximos dias 9 e 10 de fevereiro de 2017 (quinta e sexta-feira), em Santo Amaro da Purificação, para debater com o governo do Estado as estratégias de capacitação que serão implementadas ao longo de 2017. As discussões acontecerão no Centro Vocacional Tecnológico do Pescado, mantido pela Bahia Pesca, empresa vinculada à Secretaria da Agricultura (Seagri), no município.

“Estamos realizando este seminário de mobilização para que o governo do Estado ouça dos pescadores quais são os seus processos produtivos e para que, juntos, possamos definir as melhores formas de capacitar estes profissionais para que atinjam mais rapidamente seus objetivos”, explica o presidente da Bahia Pesca, Dernival Oliveira Júnior. “Por meio dos cursos que serão realizados aqui, e com o financiamento do programa Bahia Produtiva, que destinará R$ 20 milhões à pesca e à aquicultura na Bahia, os cerca de seis mil pescadores beneficiados terão suas rendas aumentadas, maior qualidade de vida e independência profissional”, afirma Dernival Jr.

De acordo com o secretário da Agricultura Vitor Bonfim, durante as capacitações “são formados não apenas pescadores qualificados, mas também empreendedores e técnicos que serão multiplicadores do conhecimento. Além disso, através dos cursos de capacitação vamos contribuir para transformar a realidade dessas pessoas, com a qualificação da mão de obra, viabilizando o acesso às novas tecnologias e a geração de emprego e renda. O governo do Estado vem empreendendo ações como esta para estruturar a atividade pesqueira e tornar a Bahia autossuficiente na produção”, afirmou o secretário Vitor Bonfim.

O Seminário visa definir o tema dos cursos teóricos e práticos que serão oferecidos pela Bahia Pesca ao longo do ano. Além dos representantes da Bahia Pesca, também participam do encontro com os pescadores representantes do Ministério da Ciência e Tecnologia, da Secretaria do Desenvolvimento Rural (SDR) e da Secretaria da Educação.

Bahia Produtiva

O projeto Bahia Produtiva, criado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional – CAR/SDR e pela Bahia Pesca, tem por objetivo a dinamização da cadeia produtiva da aquicultura e pesca no estado. Por meio de um edital, o governo do estado financiará, com R$ 20 milhões, os processos produtivos de 56 entidades, contemplando investimentos de apoio à produção, ao beneficiamento e a comercialização do pescado, observando os princípios da sustentabilidade econômica, social e ambiental, melhor manejo de recursos naturais como o cumprimento do defeso e conservação dos cursos d’água e a recuperação ambiental.

Secretaria de Agricultura/Bahia Pesca firmam convênio com Secretaria de Educação

Na abertura do Seminário, no dia 9, a Bahia Pesca e a Secretaria de Educação da Bahia assinarão um termo de cooperação técnica com o objetivo de desenvolver atividades voltadas à educação técnico-profissional dos pescadores, difusão de tecnologias e incubação de empreendimentos.

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 141299 artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.