Polícia Federal pede prorrogação de inquérito que investiga ex-presidentes Dilma Rousseff e Lula

A Polícia Federal (PF) pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) a prorrogação do prazo do inquérito que investiga a ex-presidenta Dilma Rousseff e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva por suposta obstrução das investigações da Operação Lava Jato.

No mesmo processo, são investigados os ex-ministros José Eduardo Cardozo e Aloizio Mercadante; o ex-presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Francisco Falcão; o ministro do STJ Marcelo Navarro Ribeiro Dantas; e o ex-senador Delcídio do Amaral.

A investigação foi aberta pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Teori Zavascki, em agosto do ano passado, após pedido do procurador-geral da República, Rodrigo Janot.

O pedido do procurador foi baseado na delação premiada feita pelo então senador Delcídio do Amaral. Em uma das oitivas, o senador acusou a presidenta afastada Dilma Rousseff e o ex-presidente Lula de terem interesse em nomear, no ano passado, o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Marcelo Navarro Ribeiro Dantas com o objetivo de barrar as investigações da Operação Lava Jato e libertar empreiteiros presos.

Segundo Delcídio, a suposta tentativa contou com o apoio de José Eduardo Cardozo, que à época ocupava o cargo de ministro da Justiça, responsável por indicar informalmente à Presidência da República nomes de possíveis candidatos, e do ex-ministro Aloizio Mercadante.

Desde a abertura das investigações, a ex-presidenta Dilma afirma que a abertura do inquérito é importante para elucidar os fatos e esclarecer que em nenhum momento houve obstrução da Justiça. A defesa de Lula sustenta que o ex-presidente jamais interferiu nas investigações da Lava Jato. Mercadante também nega que tenha obstruído as investigações.

*Com informação da Agência Brasil.

Outras publicações

Presidente Dilma Rousseff sanciona Lei de Cotas e veta apenas artigo que criava mecanismo de seleção Presidente Dilma Rousseff sanciona Lei de Cotas. A presidente Dilma Rousseff sancionou ontem (29/08/2012) a lei que institui o sistema de cotas raci...
Senador Lindbergh Farias diz que impeachment é um golpe das elites Senador Lindbergh Farias (PT-RJ) . O senador Lindbergh Farias (PT-RJ) afirmou, nesta quarta-feira (03/08/2016), na Comissão Especial do Impeachment ...
Deputado Targino Machado critica gastos em Inema para receber presidente Dilma Rousseff Depois de participar do programa “Ligação Direta”, apresentado por Jutan Araújo, na rádio Nova Salvador FM, nesta manhã, o deputado estadual Targino M...

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br