Feira de Santana: festa do ‘Reisado de São Vicente’ mantém viva tradição secular do Distrito de Tiquaruçu

Reisado mantém viva tradição secular em Tiquaruçu.
Reisado mantém viva tradição secular em Tiquaruçu.
Reisado mantém viva tradição secular em Tiquaruçu.
Reisado mantém viva tradição secular em Tiquaruçu.

Uma das manifestações culturais mais antigas de Feira de Santana, o Reisado de São Vicente, no distrito de Tiquaruçu, está completando dois séculos de existência com o mesmo vigor de quem está começando uma tradição. O cortejo desfilou na tarde deste domingo (08/01/2017), na sede do distrito, atraindo uma multidão de sambadores que mantêm viva uma das manifestações da cultura de raiz mais expressivas no município.

A festa de Santos Reis, do Reisado de São Vicente, alimentada pela cultura popular passada através de gerações, ganha impulso ao ser incorporada ao calendário oficial de festejos populares e receber incentivos do Governo Municipal. E vem sendo revigorada com a inclusão de jovens que abraçam a cultura, passada de pais para filhos, e que se misturam aos mais velhos, absorvendo a tradição.

Após o tradicional aquecimento na sede da Organização Cultural e Artística Reisado de São Vicente (Orcare), onde sambadores do Reisado se misturaram às pessoas da comunidade no ritmo frenético do samba de roda, o cortejo sugiu a ladeira, percorreu a praça e mostrou toda a performance no palco.

No local, a antiga participante do grupo cultural Gigi de Antônio Lazinho lembrou de seus esforços para preparar a nova geração de sambadoras. “Estamos no palco para agradecer a vocês por serem fiéis ao Reisado de São Vicente. Quem não valoriza a cultura é porque não conhece os valores desta manifestação cultural”, frisou.

Aos 75 anos, Anísio Bispo do Nascimento é um dos membros mais antigos do Reisado de São Vicente e enquanto toca pandeiro mostra que ainda tem todo vigor físico para um bom samba de roda. “É uma tradição da qual participo desde criança e que estou passado para as novas gerações”, afirmou.

Um dos organizadores do evento, José Clóves Cerqueira, ressaltou a importância de se manter a tradição, tanto pela preservação da cultura de raiz como também para fortalecer a história de um povo. “A cultura é a principal característica de um povo e é justamente por isto que o Governo Municipal vem investindo na preservação do Reisado de São Vicente”, observou.

A mesma opinião é de Solange Oliveira, que aproveitou os festejos de São Vicente para ganhar um dinheiro extra explorando seus dotes culinários. Comercializou quentinhas durante o evento e retorna para casa satisfeita com os resultados. “É a primeira vez que participo do evento e percebo quanto a nossa cultura é rica e o quanto movimenta a economia”.

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 141245 artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.