Feira de Santana: confira relação de nomeados no 1ª dia do 4º mandato do prefeito José Ronaldo; nos bastidores, relação de forças é criticada

Nomeações do prefeito José Ronaldo abrem pouco espaço na gestão municipal e deixa aliados descontentes.

O Diário Oficial do Poder Executivo de Feira de Santana, veiculado no dia 1ª de janeiro de janeiro de 2017, apresenta a relação de nomeados para a 4ª gestão do prefeito José Ronaldo de Carvalho (DEM), para o período de 2017 a 2020.

Dentre os nomeados para compor o novo gabinete, dois vereadores foram designados como secretários, Justiniano França (DEM) para a Secretaria de Serviços Públicos e Eliziário Ribeiro (PRB) para Habitação. Assumem mandato de vereador, respectivamente, Antônio Carlos Passos Ataíde (Carlito do Peixe, DEM) e Cíntia Daltro Machado (PMB).

Cíntia Machado deve migrar para o PRB, para que o partido possa manter representatividade na Câmara Municipal de Feira de Santana, informou o deputado estadual José de Arimateia (PRB).

Cargos entre apoiadores

Observa-se que a distribuição de cargos pelo prefeito não contemplou de forma equilibrada os grupos políticos que o apoiaram para reeleição. Essa avaliação foi colhida de fontes do meio político/partidário que dá apoio ao prefeito José Ronaldo. Conforme observa-se a seguir:

O PSDB conta com dois vereadores, um suplente e o deputado estadual Carlos Geilson. O deputado ficou sem secretaria e a única secretaria vinculada ao partido, da Agricultura, foi preenchida com indicação do então vereador Welligton Andrade de Jesus (PSDB). Geilson indicou o próprio Welligton Andrade para secretaria da Agricultura, mas o fato do ex-vereador ser investigado pelo Polícia Federal (PF) por possível cooptação de sufrágio, o impediu de assumir a secretaria. Observa-se que, no momento em que a sociedade objetiva um padrão ético na política, a escolha de Carlos Geilson vai na contraordem das expectativas da população.

O PMDB ocupa a vice-prefeitura com Colbert Martins Filho, que indicou, pessoalmente, à revelia de consultas à base partidária em Feira de Santana, o secretário Ildes Ferreira de Oliveira, reconduzido para Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SEDESO); e Edson Feloni Borges, nomeado para a Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (SECEL). O partido não elegeu vereador e não tem representante de Feira de Santana no Congresso Nacional e na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA).

O PPS de Feira de Santana conta com dois vereadores e com a liderança do deputado estadual Targino Machado. No meio político, avaliações dão conta de que a retomada do mandato pela vereadora Cíntia Machado (PMB), sobrinha do deputado, não contemplou integralmente o partido e o deputado.

O PSC, liderado em Feira de Santana pelo deputado federal Antonio Lázaro, ampliou a participação no governo, mas perdeu representatividade. Ícaro Ivvin deixa a poderosa pasta de Serviços Públicos e passa a atuar como subprocurador, enquanto Nau Santana foi indicado pelo deputado Lázaro, e passa a ocupar a pouco expressiva Secretaria de Relações Interinstitucionais.

O PV melhorou a participação no governo, Sérgio Carneiro foi deslocado para uma secretária de maior visibilidade, Meio Ambiente, e Maurício Carvalho passou a ocupar a Superintendência Municipal de Trânsito (SMT). Na Câmara Municipal, Roberto Tourinho assume pela sétima vez o cargo de vereador.

O PHS conta com a presidência da Câmara Municipal de Feira de Santana, através Reinaldo Miranda (Ronny), e aguarda que uma posição política defina o futuro do ex-vereador Pablo Roberto (PHS).

Confira tabela com a distribuição dos cargos

Tabela com relação de nomeados, cargos e indicações

Liderança/PartidoNome do indicadoPastaMudança
Deputado Antonio Lázaro (PSC)Nau Santana (PSC)Secretaria de Relações Interinstitucionais (SRI)Sérgio Carneiro (PV) deixa pasta.
Sérgio Carneiro e Roberto Tourinho (PV)Sérgio Carneiro (PV)Secretaria de Meio Ambiente (SEMMAM)Maurício Carvalho deixa pasta
Targino Machado (PPS),

Sérgio Carneiro (PV), e Roberto Tourinho (PV)

Maurício CarvalhoSuperintendência Municipal de Trânsito (SMT)Atual superintendente, Capitão Francisco Júnior regressa à Polícia Militar.
Prefeito José Ronaldo (DEM)Justiniano França (DEM, vereador licenciado)Secretaria de Serviços Públicos (SESP)Ícaro Ivvin deixa a pasta.

 

Nomeação do vereador Justiniano França como secretário libera vaga na Câmara Municipal, assume Antônio Carlos Passos Ataíde (Carlito do Peixe, DEM)

Deputado Antonio Lázaro (PSC)Ícaro IvvinSubprocurador do Município
Deputado José de Arimateia (PRB)Eli Ribeiro (PRB, vereador licenciado)Secretaria de Habitação (SEHAB)Sandro Ricardo Espírito Santo deixa a pasta.

Cintia Machado assume mandato.

Targino Machado (PPS)Cintia Machado (PMB)Suplente de vereadora, Cintia Machado assume mandatoNomeação do vereador Eliziário Ribeiro (PRB) como secretário libera vaga na Câmara Municipal.
Prefeito José Ronaldo (DEM)Sandro Ricardo Espírito SantoRetorna à função de servidor da Prefeitura de Feira de Santana.
Vice-prefeito Colbert Martins Filho (PMDB)Edson Feloni BorgesSecretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (SECEL)Rafael Cordeiro deixa a pasta.
Vice-prefeito Colbert Martins Filho (PMDB)Ildes Ferreira de Oliveira (PMDB)Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SEDESO)Reconduzido
Ex-vereador Welligton Andrade de Jesus (PSDB).Joedilson Machado de FreitasSecretaria de Agricultura, Recursos Hídricos e Desenvolvimento Rural (SEAGRI)

 

Reconduzido

Reconduzidos ao cargo pelo prefeito José Ronaldo (DEM)

NomeCargo
Acione Cedraz, Diretor PresidentePrevidência Municipal
Antônio Carlos Borges JúniorSecretaria Municipal de Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico (STTDEC)
Antônio Carlos Coelho, Diretor PresidenteFundação Municipal de Tecnologia da Informação, Telecomunicação e Cultura Egberto Tavares Costa (FUNTITEC)

 

Carlos Alberto Oliveira BritoSecretaria Municipal de Planejamento (SEPLAN)
Cleudson Santos Almeida, Procurador-geralProcuradoria Geral do Município
Denise MascarenhasSecretaria Municipal de Saúde (SMS)
Expedito Campodônio EloySecretaria Municipal da Fazenda (SEFAZ)
Gilberte Lucas, Diretora PresidenteFundação Hospitalar de Feira de Santana (FHFS)
Jayana RibeiroSecretaria Municipal de Educação (SEDUC)
João Marinho Gomes JuniorSecretaria Municipal de Administração (SEADM)
José PinheiroSecretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (SEDUR)
Manoel Cordeiro Neto, Diretor PresidenteAgência Reguladora
Mario BorgesChefe de Gabinete
Mauro MoraesSecretaria Municipal de Prevenção a Violência (SEPREV)
Ozeny MoraesSecretaria Municipal de Convênios (SEGC)
Paulo AquinoSecretaria Governo (SEGOV)
Pedro Nascimento BoaventuraSecretaria Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT)
Suzana MendesSuperintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (PROCON)
Valdomiro dos Santos SilvaSecretaria Municipal de Comunicação Social (SECOM)
*Segundo presidente da Câmara Municipal, Reinaldo Miranda (PHS), o Governo Ronaldo conta com o apoio parlamentar de 19 dos 21 vereadores.

Baixe

Diário Oficial do Poder Executivo de Feira de Santana, de 1º de janeiro de 2017

Compartilhe e Comente

Faça uma doação ao JGB

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Carlos Augusto
Carlos Augusto Oliveira da Silva (Carlos Augusto) é Mestre em Ciências Sociais, na área de concentração da cultura, desigualdades e desenvolvimento, através do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (FAESF/UNEF). Atua como jornalista e cientista social. Telefone: (75)98242-8000 | E-mail: [email protected]