Deputado Bira Corôa oficialização do ‘Dia Estadual de Celebração às Ações Maçônicas’

Cartaz anuncia 'Dia Estadual de Celebração às Ações Maçônicas'.

Cartaz anuncia ‘Dia Estadual de Celebração às Ações Maçônicas’.

O mês de janeiro assinala um marco para a comunidade maçônica baiana. Fruto do Projeto de Lei 20.520/2013, de autoria do deputado estadual, Bira Corôa, e construído numa parceria com a Augusta e Respeitável Loja Simbólica Cavaleiros da Luz 1719, filiada ao Grande Oriente Estadual da Bahia, a lei 13.692 inclui a data de 26 de Setembro no calendário oficial, como Dia Estadual de Celebração às Ações Maçônicas [publicada no Diário Oficial – dia 12 de janeiro].

“Reafirmo os meus votos de estima pela Maçonaria como entidade transformadora da sociedade brasileira e reitero que este mandato se solidariza com a causa e sempre estará a disposição da Ordem para maior fortalecimento das questões identitárias deste nobre segmento social”, explicou Bira.

A data-símbolo homenageia o médico e jornalista, Cipriano Barata, que foi um dos principais líderes maçons brasileiros, tendo sido membro da referida Loja Simbólica Cavaleiros da Luz. “Esta conquista eleva a imagem, oferece mais visibilidade e fortalece a Maçonaria na Bahia, sem contar que homenageia um grande líder maçom”, frisou o primeiro vigilante da Loja, Leonardo Motta.

Histórico

A conquista ganhou seus primeiros pilares há três anos, no dia 10 de outubro (2013), em sessão especial, proposta por Bira Corôa, na Assembleia Legislativa, em Comemoração aos 216 anos de obras maçônicas na Bahia. O evento contou com a presença de dezenas de autoridades Maçônicas como: o Grão-Mestre do GOEB (Grande Oriente Estadual da Bahia) – Sílvio Souza Cardim; o Grão-Mestre da GLEB (Grande Loja Maçônica da Bahia) – Jair Tércio Cunha; O Presidente do Grande Círculo Branco, Ernesto Machado Cardoso; dentre outros.

“Há uma aproximação muito grande das bases norteadoras da maçonaria com as que dirigem nosso mandato da igualdade, valendo frisar atuações decisivas da maçonaria em favor da independência, da abolição da escravatura e da proclamação da República, dentre outros eventos de importância no contexto de formação social, política e econômica do nosso povo”, finalizou Bira Corôa, destacando o empenho dos obreiros da Loja Cavaleiros da Luz do GOEB, que participaram ativamente da elaboração e construção do projeto, agora Lei Estadual 13.692.

De acordo com o maçom e também membro da Loja, Alexandre Guimarães, a conquista é um ganho sem tamanho para a comunidade maçônica, sempre presente nos levantes sociais em favor da igualdade, liberdade e do fortalecimento dos laços fraternais.

Compartilhe e Comente

Faça uma doação ao JGB

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]