Salvador: prefeito ACM Neto anuncia novo gabinete e confirma nomeação da deputada Eronildes Vasconcelos; confira perfil dos próximos secretários

Prefeito ACM Neto anuncia novo gabinete.

Prefeito ACM Neto anuncia novo gabinete.

Novos secretários do governo ACM Neto tomam posse a partir de 1ª de janeiro de 2017.

Novos secretários do governo ACM Neto tomam posse a partir de 1ª de janeiro de 2017.

O prefeito ACM Neto anunciou na manhã desta quinta-feira (22/12/2016), em coletiva no Teatro Gregório de Mattos, na Barroquinha, a nova equipe do primeiro escalão. O percentual de renovação é de quase 53% em relação aos quatro primeiros anos de gestão. Ou seja, dos 17 nomes divulgados, nove vão assumir pela primeira vez secretarias na administração de ACM Neto, embora alguns já sejam ou tenham sido colaboradores da Prefeitura na atual gestão.

Com a reforma administrativa, já aprovada na Câmara de Vereadores, a Prefeitura terá as seguintes secretarias: Casa Civil; Fazenda; Gestão; Educação; Saúde; Promoção Social e Combate à Pobreza; Cultura e Turismo; Reparação; Manutenção; Infraestrutura, Obras Públicas e Habitação; Mobilidade; Ordem Pública; Políticas para Mulheres, Infância e Juventude; Trabalho, Esportes e Lazer; Desenvolvimento e Urbanismo; Cidade Sustentável e Inovação; e Comunicação.

As secretarias se somam a duas outras estruturas que integram o primeiro escalão: Chefia de Gabinete e Procuradoria- Geral do Município.

Confira abaixo os nomes dos novos titulares e uma pequena biografia de cada um:

João Roma Neto — Chefia de Gabinete

Bacharel em Direito, foi assessor do governo de Pernambuco, de 1991 a 1994; do Ministério da Administração, de 1995 a 1998; delegado do Ministério da Cultura para o Nordeste, de 1999 a 2002; e chefe do escritório da Agência Nacional de Petróleo (ANP) em Salvador, de 2002 a 2004. Desde 2013, ocupa o cargo a de chefe de Gabinete do prefeito ACM Neto.

Luciana Rodrigues — Procuradoria-Geral do Município

Formada em Direito, pós-graduada em Direito Processual Civil e em Direito Público, atuou como advogada no Escritório de Advocacia Machado Meyer e na Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba). Foi ainda assessoria jurídica no Tribunal de Contas dos Municípios (TCM). Em 2007, ingressou no quadro da Procuradoria Geral do Município, onde atuou em diversos cargos, sendo, nos últimos quatro anos, procuradora-geral.

Luiz Carreira — Casa Civil

É formado em Administração com pós-graduação em Administração Pública, Análise Regional e Organização do Espaço e Sociologia para o Desenvolvimento, além de mestrado em Geografia Humana e Organização do Espaço. Foi secretário de Planejamento, Ciência e Tecnologia da Bahia. Em Brasília, como deputado federal, ocupou comissões importantes, como a do Meio Ambiente. Já é o atual secretário da Casa Civil.

Paulo Souto — Secretaria da Fazenda

É geólogo de formação, com doutorado. Foi professor da Universidade Federal da Bahia por 16 anos. Ocupou a função de coordenador de Produção Mineral da Secretaria de Minas e Energia da Bahia para depois exercer a chefia da mesma pasta como secretário. Também foi superintendente da Sudene, vice-governador da Bahia e governador em dois mandatos. Paulo Souto também exerceu a função de senador pela Bahia. Atualmente, já é o secretário municipal da Fazenda.

Fábio Mota — Secretaria de Mobilidade

É advogado, historiador e pecuarista, pós-graduado em Processo Civil. Atuou como advogado na Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e na Federação da Agricultura e Pecuária da Bahia (FAEB). No setor público, foi presidente da Limpurb, secretário de Serviços Públicos de Salvador, secretário de Urbanismo e Transporte de Salvador e secretário Nacional de Programas de Desenvolvimento do Turismo do Ministério do Turismo. Desde janeiro de 2015, quando foi criada a Secretaria Municipal de Mobilidade, Fábio Mota é gestor da pasta.

José Antonio Rodrigues Alves — Secretaria de Saúde

Graduado em Administração e pós-graduado em Administração Financeira e Auditoria Contábil de Governo, foi secretário da Saúde da Bahia, consultor de Gestão em Saúde junto ao setor privado, prefeito de São Félix e provedor da Santa Casa de Misericórdia da Bahia/Hospital Santa Izabel. Desde janeiro de 2013, José Antonio Rodrigues é o titular da pasta da Saúde de Salvador, sendo premiado por dois anos consecutivos como melhor gestor público do setor pelo Benchmarking Saúde Bahia.

Ivete Sacramento — Secretaria de Reparação

É ex-reitora da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) e mestre em Educação pela Universidade do Quebec, em Montreal. É graduada em Letras Vernáculas com licenciatura em português. É professora titular da Uneb.

Marcílio Bastos — Secretaria de Manutenção

Formado em Engenharia de Agrimensura, Engenharia Civil e Engenharia de Segurança do Trabalho, foi presidente da extinta Companhia de Desenvolvimento Urbano de Salvador antes de ocupar a função de secretário municipal de Manutenção, cargo que continuará exercendo. É membro e fundador da Red Universitária Ibero Americana de Técnicas Municipais (Ruitem). Tem doutorando em Engenharia Municipal. Ele já atuou na Conder, na Câmara Municipal de Salvador e na Assembleia Legislativa nas áreas de produção e análise de projetos e consultoria técnica.

Guilherme Bellintani — Secretaria de Desenvolvimento e Urbanismo

É graduado em Direito e doutor em Desenvolvimento Regional e Urbano. É sócio da Faculdade Baiana de Direito e um dos fundadores do JusPODIVM, editora de livros jurídicos com atuação no norte e no nordeste. Foi secretário de Educação de Salvador e também da extinta pasta de Desenvolvimento, Turismo e Cultura durante a primeira gestão de ACM Neto.

André Fraga — Secretaria de Cidade Sustentável e Inovação

Engenheiro Ambiental e pós-graduado em Gerenciamento de Projetos, é atual secretário de Cidade Sustentável de Salvador, pasta que foi reformulada e ganhou novas atribuições com a reforma administrativa. Na secretaria, liderou projetos como o IPTU Verde, a implantação da Coleta Seletiva e a arborização urbana. Integra o Conselho da Cidade de Salvador, o Conselho Municipal de Patrimônio Cultural e a Comissão de Avaliação do Centro Administrativo Municipal, além de presidir o Conselho Municipal de Meio Ambiente de Salvador.

Almir Melo — Secretaria de Infraestrutura, Obras Públicas e Habitação

É Engenheiro Civil e pós-graduado em Gerenciamento de Contratos. No setor público, foi diretor de Fiscalização da Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia (Agerba), superintendente da Superintendência de Transporte Público Salvador (STP) e da Secretaria Municipal de Urbanismo. Foi ainda secretário municipal de Transporte e Infra Estrutura de Salvador e secretário de Obras e Transporte de Canavieiras. Ocupa atualmente a função de chefe da Superintendência de Conservação e Obras Públicas (Sucop).

Secretaria de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude, Taissa Gama —

Formada em Ciências Sociai e pós-graduada em Administração, foi diretora-geral de Turismo na Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Salvador (Secult) e coordenadora técnica na Secretaria de Desenvolvimento Urbano da Bahia. Foi também titular do Conselho Municipal da Cidade de Salvador e titular do Conselho Municipal de Turismo de Salvador. Neste último, foi também secretária executiva.

Paloma Modesto — Secretaria de Educação

É formada em Direito com mestrado em Direito Constitucional. Executiva com carreira de mais de dez anos em instituição de ensino superior. Gestora especializada em processos de Gestão Acadêmica e Administrativa, Expansão e Estratégia Institucional, com expertise no Gerenciamento de Educação Superior, Acreditações Externas, Gestão de Portfólio Educacional e Gestão de Projetos. Foi pró-reitora de Educação à Distância da Unijorge e ocupava atualmente o cargo de pró-reitora de Graduação da Universidade Veiga de Lima, no Rio de Janeiro.

Geraldo Júnior — Secretaria de Trabalho, Esportes e Lazer

Formado em Direito e pós-graduado em Processo Civil, trilhou carreira profissional na advocacia privada. Foi coordenador Jurídico da Companhia Municipal de Abastecimento (Comasa) e subcoordenador das administrações regionais de Salvador. Assumiu o primeiro mandato como vereador em 2011. Foi reeleito em 2012. Também exerceu a função de corregedor-geral da Câmara Municipal e 1º vice-presidente da mesma Casa.

Eronildes Vasconcelos Carvalho (Tia Eron) — Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza

É deputada federal, eleita para o mandato de 2015 a 2019. Foi vereadora de Salvador por quatro mandatos, com trabalhos reconhecidos pela luta contra o preconceito e discriminação e pela luta em defesa da mulher. Como deputada, atuou para aprimorar os direitos da criança e para fortalecer a presença feminina no Legislativo.

Thiago Dantas — Secretaria de Gestão

Procurador do Município de Salvador, atuando como chefe da Representação do órgão na Secretaria Municipal da Fazenda, é formado em Direito. Foi também advogado da União, lotado na Procuradoria da União no Espírito Santo, e atuou na Consultoria Jurídica do Ministério da Defesa, designado para a Consultoria Jurídica do Comando da Marinha. Foi também procurador da Fazenda Nacional e analista processual do Ministério Público da União.

Cláudio Tinoco — Secretaria de Cultura e Turismo

É formado em Administração Pública, Direito Público Municipal e Gestão e especialista em Políticas Públicas e em Gestão de Cidades. Foi secretário de Infraestrutura da Bahia e presidiu a Empresa Salvador Turismo (Saltur). Acabou de ser reeleito para o segundo mandato como vereador. Na Câmara, já ocupou cargos importantes como o de 2º vice-presidente, presidente da Comissão de Finanças, Orçamento e Fiscalização e membro titular da Comissão de Desenvolvimento Econômico e Turismo.

Marcos Vinícius Passos — Secretaria de Ordem Pública

É formado em Administração de Empresas e pós-graduado em Gestão Pública e Empresarial. Atuou por 18 anos no sistema bancário e, desde 2013, comanda a diretoria Financeira da Câmara de Vereadores.

Paulo Alencar — Secretaria de Comunicação

É graduado em Jornalismo e em Comunicação e Marketing, com pós-graduação na área de Comunicação. Trabalhou na Gazeta Mercantil, na área de comunicação corporativa da Odebrecht no Rio de Janeiro, Revista Brasil Energia, e foi consultor-executivo da MLink em Angola. Antes de aceitar o convite do prefeito ACM Neto, Paulo Alencar era diretor da Vick Comunicação e Marketing, no Rio de Janeiro.

Confira áudio com declaração do prefeito ACM Neto

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