Rede Municipal de Feira de Santana ganhou mais nove unidades de saúde da família em 2016

Valdenice Queiroz explica que sete unidades de saúde da família em 2016.

Valdenice Queiroz explica que sete unidades de saúde da família em 2016.

O ano de 2016 foi positivo para a Atenção Básica, que inaugurou através da Secretaria Municipal de Saúde de Feira de Santana, nove Unidades de Saúde da Família (USF) e outras sete foram ampliadas e reformadas. Além da expansão de unidades, as equipes também cresceram: foram implantadas 14 novas equipes de profissionais de saúde.

As USF realizam um trabalho importante na comunidade, com profissionais médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, odontólogos e agentes comunitários. Essas unidades ainda contam com o apoio do NASF (Núcleo de Apoio a Familia) para um trabalho ainda mais expansivo.

O resultado desse serviço pode ser visto no crescente número de atendimentos, de janeiro a novembro deste ano foram realizados 393.020 atendimentos médicos e de enfermagem, 682.100 procedimentos (aferição de pressão arterial, curativo simples, medidas antropométricas, entre outros), 66.439 procedimentos bucais, 47.760 atendimentos odontológicos e 85.287 administração de medicamentos.

Além dos atendimentos citados, foram realizados também 1.223 testes rápidos de doenças como Hepatite C, HIV, gravidez e sífilis, 3.044 atendimento domiciliar e 9.031 atividades coletivas.

Para o ano seguinte, a coordenadora da Atenção Básica Valdenice Queiroz, diz que pretende continuar investindo nas capacitações de profissionais, além da previsão de ampliar 7 unidades e 10 equipes. Também foram solicitadas 15 equipes de saúde bucal.

Publicidade

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

Manchete

Colunistas e Artigos

+ Publicações >>>>>>>>>

Sobre o autor

Carlos Augusto
Carlos Augusto Oliveira da Silva (Carlos Augusto) é Mestre em Ciências Sociais, na área de concentração da cultura, desigualdades e desenvolvimento, através do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (FAESF/UNEF). Atua como jornalista e cientista social. Telefone: (75)98242-8000 | E-mail: [email protected]