Plenário da Câmara dos Deputados aprova indicação de Maria Tereza Uille para vaga no CNJ

Juiz Rosalvo Viera, Maria Tereza Uille, indicada para o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) pela Câmara dos Deputados; advogado Aldovandro Fragoso Modesto, Conselheiro do Ministério da Justiça; e Baltazar Miranda Saraiva, desembargador do Tribunal de Justiça da Bahia, durante encontro em Brasília.

Juiz Rosalvo Viera; Maria Tereza Uille, indicada para o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) pela Câmara dos Deputados; advogado Aldovandro Fragoso Modesto, Conselheiro do Ministério da Justiça; e Baltazar Miranda Saraiva, desembargador do Tribunal de Justiça da Bahia, durante encontro em Brasília.

O Plenário da Câmara dos Deputados elegeu, nesta quinta-feira (15/12/2016), por 141 votos, Maria Tereza Uille, procuradora de Justiça aposentada, para uma vaga no Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Ela concorreu com outros seis candidatos. A indicação segue para análise dos senadores.

O CNJ tem 15 integrantes e é responsável por processos administrativos referentes aos juízes e à Justiça. Elabora metas de julgamento para o Poder Judiciário, realiza convênios e analisa reclamações sobre a conduta de magistrados, além de rever processos disciplinares. O CNJ é comandado pela presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Cármen Lúcia.

Perfil

Ex-procuradora-geral de Justiça do Ministério Público do Paraná, Uille ingressou na instituição em 1987. É doutora em sociologia pela Universidade Federal do Paraná e autora do livro “Direito Humano à Educação e Políticas Públicas”.

Foi a primeira mulher eleita presidente da Associação do Ministério Público do Paraná e a primeira mulher eleita Procuradora-Geral de Justiça no estado. Também foi secretária de Justiça do Paraná e presidente do Conselho Nacional de Secretários de Estado da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos.

É integrante do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária do Ministério da Justiça.

Compartilhe e Comente

Faça uma doação ao JGB

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Carlos Augusto
Carlos Augusto Oliveira da Silva (Carlos Augusto) é Mestre em Ciências Sociais, na área de concentração da cultura, desigualdades e desenvolvimento, através do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (FAESF/UNEF). Atua como jornalista e cientista social. Telefone: (75)98242-8000 | E-mail: [email protected]