Feira de Santana: Câmara Municipal concede Comenda Maria Quitéria ao escritor Alberto Peixoto

Gerinaldo Costa, Augusto Cesar de Andrade Mota, Sergio Carneiro, Alberto Peixoto e Cleberton dos Santos são homenageados pela Câmara Municipal de Feira de Santana.

Gerinaldo Costa, Augusto Cesar de Andrade Mota, Sergio Carneiro, Alberto Peixoto e Cleberton dos Santos são homenageados pela Câmara Municipal de Feira de Santana.

Secretário Sérgio Carneiro e Antônio Alberto de Oliveira Peixoto.

Secretário Sérgio Carneiro e Antônio Alberto de Oliveira Peixoto.

A Câmara Municipal de Feira de Santana realizou uma sessão solene bastante concorrida nesta quarta-feira (07/12/2016), para homenagear quatro personalidades que atuam em áreas variadas em Feira de Santana com títulos de cidadania e a Comenda Maria Quitéria. Foi uma noite de emoção e agradecimento, por parte dos contemplados, especialmente ao responsável pela concessão das honrarias, vereador Beldes Luiz Pereira Ramos.

“A trajetória dos indicados justificam as homenagens”, resumiu Beldes Ramos, ao apresentar o currículo do engenheiro Gerinaldo Costa Alves, do médico Augusto Cesar de Andrade Mota e do professor Cleberton dos Santos, que receberam o Título de Cidadão Feirense, e do administrador Alberto de Oliveira Peixoto, contemplado com a Comenda Maria Quitéria, a mais alta honraria concedida pelo Legislativo feirense.

Ao saudar os convidados, dentre eles familiares e amigos dos laureados, o vereador Beldes Ramos discorreu sobre a vida profissional do professor Gerinaldo Costa, nascido em Serrinha, graduado em Engenharia Civil pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), onde também construiu sua carreira docente, sendo inclusive presidente do Colegiado da área por três períodos. “Na área social contribuiu em diversas esferas”, citou o edil, destacando sua passagem pela direção do Fluminense de Feira.

Sobre o médico Augusto César de Andrade Mota, natural de Salvador, graduado pela Escola Bahiana de Medicina, Beldes contou que o homenageado fez Residência Médica em Clínica Geral na USP/São Paulo, onde também fez Residência em Hematologia e Hemoterapia. Já na Universidade de Yale/Estados Unidos, fez Residência em Oncologia. É doutor em medicina Interna pela FIOCRUZ. “É Especialista em Cancerologia pela Sociedade Brasileira de Cancerologia e atualmente atende nos Hospitais Santa Isabel, São Rafael e na Fundação Osvaldo Cruz, além do Instituto de Hematologia e Oncologia de Feira de Santana- IHEF”, enumerou o vereador.

A atuação de Cleberton dos Santos, que veio de Propriá, no estado de Sergipe, e graduou-se em Letras Vernáculas pela UEFS, onde fez mestrado em Literatura e Diversidade Cultural, também mereceu destaque.  “Professor, poeta e escritor, atuou em diversas instituições de ensino como cursos pré-vestibular, escolas e universidade. Atualmente leciona no Instituto Federal de Educação Tecnológica e no Instituto Federal da Bahia (IFBA), no Campos de Santo Amaro. Tem livros e artigos publicados em diversas antologias e jornais de âmbito nacional e internacional”, ressaltou Beldes.

Único dentre os homenageados nascido em Feira de Santana, Alberto de Oliveira Peixoto é graduado em Administração pela UNIFACS, em Salvador, e tem MBA em Administração Estratégica e Gestão de Negócios. Segundo Beldes, ele fez carreira no serviço público, onde atua como agente de Tributos Estaduais da Secretaria da Fazenda do Estado (SEFAZ), além de escreve uma coluna no Jornal Grande Bahia. “Paralelamente, é escritor e membro da Academia de Letras do Recôncavo, em reconhecimento pelo seu relevante trabalho na área literária, que já lhe valeu a outorga de diversas honrarias e títulos”, destacou.

O tom dos pronunciamentos dos novos Cidadãos Feirenses e Comendador foi de agradecimentos. Eles formaram a composição da Mesa de Honra da solenidade, presidida inicialmente pela 1ª secretária Gerusa Sampaio e, posteriormente, pelo 2° vice-presidente, vereador Alberto Nery, ao lado do secretário municipal de Relações Interinstitucionais, Sérgio Barradas Carneiro, representando o prefeito José Ronaldo de Carvalho.

Publicidade

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

Manchete

Colunistas e Artigos

+ Publicações >>>>>>>>>

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]