Vice-governador João Leão comemora crescimento do PP e revela desejo de João Henrique em ingressar no partido

Jornalista Carlos Augusto e João Leão, vice-governador da Bahia. João Leão avaliou que Partido Progressista avançou eleitoralmente em 2016.

Jornalista Carlos Augusto e João Leão, vice-governador da Bahia. João Leão avaliou que Partido Progressista avançou eleitoralmente em 2016.

Gráfico apresenta número de prefeitos eleitos em 2016 na Bahia, por partido.

Gráfico apresenta número de prefeitos eleitos em 2016 na Bahia, por partido.

Durante almoço entre o vice-governador da Bahia João Leão (PP) e o jornalista Carlos Augusto, ocorrido na sexta-feira (04/11/2016), na sede da vice-governadoria, em Salvador, foi abordado o resultado das eleições municipais de 2016. Ao avaliar o pleito, João Leão inferiu que o Partido Progressista (PP) pontuou positivamente, tanto em âmbito estadual, como nacional:

— Na Bahia, tivemos expressivo crescimento. 642.907 votos foram destinados à candidatos que concorreram ao cargo de prefeito pelo PP, elegendo 55 candidatos. O partido ficou com a segunda maior bancada de prefeitos do Estado da Bahia, a primeira bancada é do PSD, partido da base do governo, com 83 prefeitos eleitos.

— Para vereador, foram destinados 522.309 e 434 vereadores foram eleitos, é o segundo maior número de vereadores no estado pertencente a um mesmo partido. Em primeiro lugar está o PSD, com 595 vereadores eleitos.

— Em âmbito nacional o resultado eleitoral foi bastante positivo. 492 prefeitos e 4.719 vereadores foram eleitos no país pelo PP. O partido ficou com a quarta maior bancada de prefeitos e a terceira maior bancada de vereadores.

Após apresentar os números das eleições municipais de 2016, João Leão avaliou que o partido pode ampliar as bancadas federal e estadual, do Estado da Bahia, em dois ou três deputados.

Ingresso

Ainda durante o encontro, o vice-governador revelou que o ex-prefeito João Henrique Carneiro expressou desejo de ingressar no PP e fazer parte do governo Rui Costa.

João Henrique governou Salvador por dois mandatos consecutivos (1º de janeiro de 2005 a 31 de dezembro de 2012). No segundo mandato de João Henrique, João Leão licenciou-se do cargo de deputado federal e atuou como chefe de gabinete do governo do governo municipal, a convite do prefeito.

Nas eleições municipais de 2016, João Henrique concorreu ao cargo de vereador pelo PR, obteve 5.292 votos e fiou na posição de número 760.

Outras publicações

Eleições 2014: alguns integrantes do PP querem anular convenção que resultou em apoio a Dilma Rousseff Convenção Nacional do Partido Progressista. Inconformados com a postura considerada antidemocrática do presidente nacional do PP, senador Ciro Nogue...
Eleições 2016 – Feira de Santana: Jairo Carneiro confirma participação em debate da TV Subaé O candidato da coligação Feira Agora Tem Opção, Jairo Carneiro (PP), tem outra importante chance de mostrar ao público feirense, os compromissos de ca...
Depois das eleições municipais PP pode romper com o PT na Bahia O PP planeja se afastar do PT e do governo Dilma Rousseff em 2014. Terá candidatos próprios a governador na Bahia, no Rio Grande do Sul, em Santa Cata...

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br