Vereador David Neto critica Projeto Lei que cria 84 cargos comissionados na Câmara Municipal de Feira de Santana

David Neto: mais 84 assessores é um absurdo.

David Neto: mais 84 assessores é um absurdo.

Durante o horário do grande expediente, na sessão ordinária desta quarta-feira (16/11/2016), na Casa da Cidadania, o vereador David Neto (DEM) repercutiu o discurso do edil Tonhe Branco (PHS) e, em seguida,  informou que pedirá o adiamento do projeto de lei nº 081/2016, que prevê a alteração do dispositivo da lei nº 3.449/14, de autoria de diversos edis.

“Gostaria de falar um pouco sobre o pronunciamento de Tonhe Branco. Ele falou sobre sua relação com Fernando Torres e quero dizer que não troco amizade por política. Tenho amizade com Fernando Torres independentemente da política. Acho que quando há amizade enraizada, ela não termina com o fim das eleições”, pontuou David Neto.

Mudando o foco do discurso,  David Neto disse que pedirá o adiamento do projeto de lei  nº 081/2014, que altera dispositivo da Lei nº 3.44-/2014, que regulamenta e estrutura o quadro de servidores efetivos e temporários da Câmara Municipal. Segundo ele, a prioridade no momento é oferecer melhor estrutura aos vereadores.

“Mais 84 assessores é um absurdo. Temos que observar que o salário dos servidores só aumentou 7% e os temporários estão com os salários defasados. Os vereadores têm 14 assessores, para que aumentar mais? Onde vai colocar tanta gente? O que precisa fazer é o concurso público, mas com uma empresa honesta e digna. Eu não estarei aqui, mas algum vereador deve levantar essa bandeira. Edvaldo Lima representa bem esta Casa”, avaliou o edil.

Em aparte, Edvaldo Lima (PP) disse se preocupar com a quantidade de cargos anunciada por David Neto. “Vossa Excelência declarou que os vereadores têm 14 assessores, mas eu não tenho essa quantidade. Gostaria de esclarecimento sobre o fato”, pediu.

De volta com a palavra, David Neto justificou que quem faz parte da Mesa Diretiva tem direito a dois cargos a mais no número de assessores. “Mas insisto que não há necessidade de mais cargos. O que precisa é destruir o prédio anexo, dá melhor estrutura aos gabinetes com banheiros, carros para os vereadores, tudo para receber melhor os vereadores. Sou contra criar cargos, porque depois não tem dinheiro para reajustar salários dos servidores. Onde está a verba, já que pode criar mais cargos? É precisa fazer um projeto de lei para melhorar a estrutura, construir um estacionamento para todos os edis, porque só tem vaga aqui dentro quem faz parte da Mesa. Temos que observar o que estamos votando”, alertou.

Também em aparte, o oposicionista Alberto Nery (PT) disse também discordar da criação de novos cargos. “Mas temos que avaliar o que David Neto está dizendo: essa pl que cria novos cargos tem sua assinatura. Disse que tem 14 assessores, mas eu, que sou da Mesa Diretiva, não tenho essa quantidade. Foi criado um pl que prevê a criação de cargos para um advogado em cada gabinete, neste Vossa Excelência votou favorável,  mas para este não quer votar”, observou.

Respondendo ao colega, David Neto afirmou que Nery precisa ouvir melhor. “Eu votei favorável à criação de 21 cargos para advogados, e não 84 para assistente de gabinete parlamentar. Quando assinei, achei que era para reajustar salário, e não para criar cargos. Sou totalmente contra ele e vou pedir o adiamento”, garantiu.

Outras publicações

Aprovada em 1ª discussão alteração da lei que estabelece normas para veículos de serviços e operações de carga e descarga José da Costa Correia Filho (Correia Zezito) vota favorável ao projeto que disciplina trânsito de Feira de Santana. A Câmara Municipal de Feira de S...
Vereador cobra fiscalização da SMT de Feira de Santana Isaías dos Santos (Isaías de Diogo). O vereador Isaías de Diogo (PSC) ocupou a tribuna da Casa da Cidadania, na manhã desta terça-feira (11/10/2016)...
Vereadores eleitores e assessores participam de minicurso na Câmara Municipal de Feira de Santana Vereadores eleitores e assessores participam de minicurso na Casa da Cidadania. Com o objetivo principal de capacitar os vereadores de primeiro mand...

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br