Unesco diz que “filosofia é a arte de viver juntos”

A filosofia prospera com a compreensão do respeito e consideração pela diversidade de opiniões.

A filosofia prospera com a compreensão do respeito e consideração pela diversidade de opiniões.

Agência da ONU fez a declaração para marcar o Dia Mundial da Filosofia, este 17 de novembro de 2016; data é marcada perto do Dia Internacional da Tolerância.

A diretora-geral da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura, Unesco, Irina Bokova, afirmou que a “filosofia é a arte de viver juntos”.

A declaração foi feita para marcar o Dia Mundial da Filosofia, este 17 de novembro. Este ano a data ocorre logo após o Dia Internacional da Tolerância.

Tolerância e Filosofia

Segundo Bokova, essa coincidência de datas é profundamente significativa dada à ligação entre tolerância e filosofia. Ela explicou que “a filosofia prospera com a compreensão do respeito e consideração pela diversidade de opiniões, pensamentos e culturas que enriquecem a forma como as pessoas vivem.”

Da Califórnia, em entrevista à Rádio ONU, a professora do Departamento de Filosofia da Universidade do Porto, em Portugal, Paula Pereira, falou sobre como a filosofia pode ajudar as pessoas no dia-a-dia.

“A filosofia e a educação filosófica podem e devem ser factores de desenvolvimento social. Mas de fato, o desenvolvimento também é um desenvolvimento espiritual e social. Há uma frase que eu gosto muito de lembrar sempre que é de um autor da América Latina que diz que a cidade e a filosofia contam uma história paralela, ou seja, a cidade quando cresce, cresce conquistando os arredores, expandindo-se. A filosofia quando cresce conquistando todas as dimensões do humano.”

Direitos Humanos

Também em entrevista à Rádio ONU, de Paris, o diretor de Informação Pública da Unesco, Vincent Defourny, falou sobre a data.

“O Dia Mundial da Filosofia é realmente convidar o pensamento ao debate internacional, à reflexão internacional e justamente sobre valores como a tolerância e os direitos humanos. A importância de fundamentar a ação pública numa lógica que esteja assentada. O pensamento filosófico é uma escola da tolerância. É uma escola do pensamento crítico e uma escola para se aprender a ouvir o pensamento do outro e de discutir e não de entrar em brigas.”

A Unesco disse que os eventos para marcar a data vão até sexta-feira, em sua sede em Paris.

*Com informação da Radio ONU.

Outras publicações

“Maior greve de professores da história está matando sonhos dos jovens”, diz Léo Prates Em entrevista ao vivo concedida hoje (14/06/2012) ao apresentador Jorge Ribeiro, da Rádio Excelsior FM, Léo Prates, integrante do DEM e pré candidato ...
Mais Futuro irá recrutar três mil aprendizes no interior do estado da Bahia Estudantes de escolas públicas do interior do estado, entre 14 e 22 anos incompletos, devem se preparar. A Secretaria da Administração (Saeb) e as Vol...
Com base em avaliação internacional, deputado João Carlos Bacelar diz que educação não é prioridade na Bahia João Carlos Bacelar: “O Brasil ainda está entre os piores países do mundo quando se trata de Educação.". O Brasil ocupa a 58ª posição, de 65 países ...

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br