Unesco diz que “filosofia é a arte de viver juntos”

A filosofia prospera com a compreensão do respeito e consideração pela diversidade de opiniões.

A filosofia prospera com a compreensão do respeito e consideração pela diversidade de opiniões.

Agência da ONU fez a declaração para marcar o Dia Mundial da Filosofia, este 17 de novembro de 2016; data é marcada perto do Dia Internacional da Tolerância.

A diretora-geral da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura, Unesco, Irina Bokova, afirmou que a “filosofia é a arte de viver juntos”.

A declaração foi feita para marcar o Dia Mundial da Filosofia, este 17 de novembro. Este ano a data ocorre logo após o Dia Internacional da Tolerância.

Tolerância e Filosofia

Segundo Bokova, essa coincidência de datas é profundamente significativa dada à ligação entre tolerância e filosofia. Ela explicou que “a filosofia prospera com a compreensão do respeito e consideração pela diversidade de opiniões, pensamentos e culturas que enriquecem a forma como as pessoas vivem.”

Da Califórnia, em entrevista à Rádio ONU, a professora do Departamento de Filosofia da Universidade do Porto, em Portugal, Paula Pereira, falou sobre como a filosofia pode ajudar as pessoas no dia-a-dia.

“A filosofia e a educação filosófica podem e devem ser factores de desenvolvimento social. Mas de fato, o desenvolvimento também é um desenvolvimento espiritual e social. Há uma frase que eu gosto muito de lembrar sempre que é de um autor da América Latina que diz que a cidade e a filosofia contam uma história paralela, ou seja, a cidade quando cresce, cresce conquistando os arredores, expandindo-se. A filosofia quando cresce conquistando todas as dimensões do humano.”

Direitos Humanos

Também em entrevista à Rádio ONU, de Paris, o diretor de Informação Pública da Unesco, Vincent Defourny, falou sobre a data.

“O Dia Mundial da Filosofia é realmente convidar o pensamento ao debate internacional, à reflexão internacional e justamente sobre valores como a tolerância e os direitos humanos. A importância de fundamentar a ação pública numa lógica que esteja assentada. O pensamento filosófico é uma escola da tolerância. É uma escola do pensamento crítico e uma escola para se aprender a ouvir o pensamento do outro e de discutir e não de entrar em brigas.”

A Unesco disse que os eventos para marcar a data vão até sexta-feira, em sua sede em Paris.

*Com informação da Radio ONU.

Outras publicações

Museu da ONU será criado na Dinamarca Anúncio foi feito no dia em que a organização completa 71 anos; "ONU Viva – Museu para a Humanidade" será construído em Copenhague e terá também pres...
MPF/BA: liminar assegura a estudantes com problema cadastral renovação de FIES O Ministério Público Federal (MPF). A decisão, obtida por meio de ação civil pública do MPF, vale para estudantes em todo o estado que possuírem dív...
Criação das Universidades federais do Sul e Oeste da Bahia é sancionada hoje Walter Pinheiro: “Fizemos uma boa articulação para a aprovação dos projetos com urgência para a viabilidade dos cursos já em 2014, ofertando para a p...

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br