SSP registra queda 26% nos homicídios dolosos em Juazeiro

Política de segurança pública da Bahia avança.

Política de segurança pública da Bahia avança.

A Secretaria de Segurança Pública (SSP) divulgou, neste sábado (11/11/2016), dados que demonstram um aumento no índice de prisões no município de Juazeiro. De janeiro a outubro de 2016, as ações das policias Civil e Militar retiraram de circulação 751 criminosos, 38% a mais do que no mesmo período do ano passado. Houve também uma queda nos casos de homicídios dolosos em cerca de 26%.

As informações apontam ainda um aumento nas prisões em flagrante e no cumprimento de mandados. Em 2015, foram autuados em flagrante 431 pessoas e 696 em 2016, o que significa um aumento de 38%. Quanto aos mandados de prisão em aberto, o crescimento nos cumprimentos foi de 45%.

A eficácia da atividade policial também apareceu nos registros de inquéritos remetidos à Justiça. Nos últimos 10 meses, foram enviados 1.262, um acréscimo de 5,1%, se comparado a igual período do último ano.

O trabalho integrado das policiais também contribuiu para a redução de homicídios dolosos em Juazeiro, registrando-se este ano uma queda de aproximadamente 26% nesta modalidade delituosa.

Respondendo interinamente pela 17ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Juazeiro), a delegada Adelina Maria de Araújo Castro lembra que o acréscimo dos mandados cumpridos vem refletindo sobre a queda de homicídios na cidade. “Nos próximos meses, o trabalho será intensificado para melhorar ainda mais os índices”, garantiu.

O programa ‘Um Norte Para Todos’, implementado pelo Comando de Policiamento da Região Norte desde dezembro de 2015, vem contribuindo para a melhora dos índices criminais, segundo afirmou o comandante da unidade, coronel PM Alfredo Nascimento. Ele explicou que, a cada três meses, “nós nos reunimos para analisar o perfil dos crimes e apontar medidas a serem adotadas para inibi-los”.

Disse que nesses encontros são discutidas ideias que deram certo numa companhia da região e o que fazer para aplicá-las também com sucesso em outras unidades. “Nossas ações buscam ampliar a sensação de segurança para a população”, garantiu.

Investimento

A Governo do Estado fez investimentos na região para melhorar as estruturas de segurança. Em novembro de 2015, por exemplo, inaugurou no município a primeira unidade do interior ‘Operação Ronda Maria da Penha’, que objetiva prevenir e combater à violência contra a mulher.

Também em 2015, a Coordenadoria Regional de Polícia Técnica de Juazeiro disponibilizou um laboratório para realização de perícias de definitivos de drogas, exames de PSA e pesquisa de espermatozoide.

Em setembro deste ano, o secretário da Segurança Pública, Maurício Teles Barbosa, inaugurou uma nova sede para a 76° Companhia Independente da Polícia Militar e entregou 17 novas viaturas.

A 1ª Delegacia Territorial também recebeu três delegados e três escrivães aprovados no último concurso da Polícia Civil. O grupo, que está cumprindo estágio obrigatório, tem auxiliado no trabalho realizado pela Coorpin.

Outras publicações

Deputado oposicionista ao governo Wagner cobra respeito à Constituição Estadual e investimento nas propostas orçamentarias Carlos Geilson diz que não troca mandato por ônibus. Deputado protestou contra matéria que diz que oposição aprovaria orçamento em troca de ônibus. ...
Deputado Carlos Gaban diz que TCE confirma irregularidades, mas aprova contas do governo Wagner Deputado Gaban elaborou uma análise das contas do governo, que foi encaminhada previamente para todos os membros do TCE. Nesta terça-feira (04/06/20...
Investigadores e escrivães da Polícia Civil buscam apoio do bloco de Oposição na Alba Investigadores e escrivães da Polícia Civil buscam apoio da Oposição. O Comitê Unificado dos investigadores e escrivães da Polícia Civil da Bahia so...

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br