Salvador: ritmo nacional inspira a Mostra de Cursos Livres da Escola de Dança da Funceb

'Mostra dos Cursos Livres' ocorre em Salvador.

‘Mostra dos Cursos Livres’ ocorre em Salvador.

Professores e alunos dos Cursos Livres da Escola de Dança da Fundação Cultural do Estado Bahia (Funceb) apresentam, no domingo (20/11/2016), Dia da Consciência Negra, às 19h, no Teatro Castro Alves, uma mostra em homenagem aos cem anos de samba, Agô ao Semba. O programa com direção artística de Robson Correia tem, no elenco, alunos do turno noturno da instituição e que com a apresentação marcam o aprendizado do ano.

São apresentações dirigidas por professores das modalidades: balé clássico, sapateado americano, dança do ventre, dança de salão, dança moderna, percussão, dança afro, street jazz, método griotlab. O evento é aberto ao público. As senhas de acesso serão distribuídas meia hora antes do espetáculo.

“A sociedade contemporânea, cada vez mais, compreende que o corpo é a mídia que traz e mantém a história dos homens. Em uma comunidade dinâmica e múltipla, corpos se confluem em culturas, pensamentos e estéticas, escrevendo histórias singulares e se tornando uma fonte inesgotável de inspiração, considera Robson Correia, coordenador pedagógico dos Cursos Livres.

Ele explica que com Agô ao Semba expressa ao público, através de movimentos coreográficos e cenas com cores e ritmos dos cancioneiros da tradição do samba, “um mergulho na riqueza da cultura brasileira, em especial a que reflete o universo afrodescendente”.

A Mostra Agô ao Semba integra a programação da segunda edição do  Conexão Cultural CFA, parte da 4ª Edição da Semana do Pensamento, evento que finaliza, anualmente, as ações de formação no Centro de Formação em Artes (CFA), ao qual a Escola de Dança da Funceb é atrelada.

Os Cursos Livres da Escola de Dança da Funceb terão inscrições de 23 à 27 de janeiro de 2017, das 14 as 17h.

Cursos Livres – A Escola de Dança é um espaço público de educação pela dança, vinculada ao Centro de Formação em Artes (CFA) da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), entidade vinculada à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA). Os cursos livres surgiram de uma demanda de um público adulto, há 15 anos atrás, quando a escola atendia apenas a crianças e a jovens.

“Hoje, os Cursos Livres atendem mais alunos do que a Escola toda atendia àquela época. E não estamos falando apenas em números. Falamos da preocupação pedagógica e artística que a coordenação vem tendo, no trato com as diversas modalidades de dança que os Cursos Livres abraçam”, afirma Maria Virginia M. O. Costa, diretora da Escola de Dança. Os cursos livres democratizar a acessibilidade de pessoas de classes populares a todas as práticas corporais”, explica.

A mostra de final de ano surge a partir de práticas criativas, e pedagógicas, construídas através de processos vividos dentro e fora da sala de aula. E objetiva reconhecer a importância e a potencialidade dos alunos. Em oito edições a mostra já passou por lugares como Espaço Xisto Bahia, Teatro Vila Velha e praças do Pelourinho. As apresentações acontecem desde 2013 no Teatro Castro Alves, sempre no dia da Consciência Negra. O samba, com seus compositores negros, aparece este ano como destaque na homenagem.

Agenda

Quando: 20 de novembro, domingo | Horário: 19h

Onde: Teatro Castro Alves | Salvador

Outras publicações

Palmira Heine lança livro infantil na Biblioteca Monteiro Lobato em Salvador Escritora e doutora em Letras Palmira Heine. Em homenagem ao Dia das Crianças, a escritora e doutora em Letras Palmira Heine promove na Biblioteca I...
Polícia Civil investiga assalto a pousada no bairro do Santo Antônio, em Salvador Logomarca da Polícia Civil da Bahia. A Secretaria de Segurança Pública (SSP), por meio da Polícia Civil, está apurando rigorosamente o assalto a uma...
Salvador: Harmonia do Samba e Filipe Escandurras são os convidados do Tchan Harmonia do Samba e Filipe Escandurras são os convidados do Tchan. Sempre aos domingos, os Ensaios do Tchan abrem a temporada de festas do verão de ...

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br