Projeto ‘Mulher com a Palavra’ recebe MC Carol, Preta Gil e Elisa Lucinda no TCA

Projeto 'Mulher com a Palavra', ação que busca discutir o empoderamento feminino por meio da arte.

Projeto ‘Mulher com a Palavra’, ação que busca discutir o empoderamento feminino por meio da arte.

Mulheres negras de diferentes gerações que contrariam as regras, a cultura hegemônica e os padrões de beleza. É o que será possível conferir na quarta edição do projeto Mulher com a Palavra, iniciativa da Secretaria Estadual de Políticas para as Mulheres (SPM-BA), em parceria com a Maré Produções Culturais e com patrocínio da Bahiagás e do Instituto Avon.  No dia (22/11/2016), às 20h, o evento vai celebrar o Mês da Consciência Negra promovendo um bate-papo entre MC Carol, a cantora Preta Gil, sob a mediação da Secretária da SPM-BA, Olívia Santana, e da comunicadora Rita Batista e com intervenções poéticas de Elisa Lucinda.

O tema Geração Tombamento e Feminismo Negro colocará em debate como as novas gerações utilizam da estética para demarcar seu lugar político, enfrentar o racismo com irreverência e ousadia, não raro desconstruindo os padrões de gênero, consumo e corpo, sem perder de vista o diálogo com as feministas experientes como a atuante Vilma Reis, a saudosa Luiza Bairros, pensadoras como Angela Davis, a escritora Chimamanda Adichie, entre tantas outras negras atuantes da África e Diáspora. O evento optou por trazer mulheres negras que têm na irreverência uma estratégia de deslocar os padrões, como a cantora MC Carol, que em outubro lançou o single 100% Feminista, ao lado da rapper Karol Conká. De outro lado, Preta Gil que além de enfrentar o racismo, usa sua visibilidade contra a gordofobia.

A força da poesia de Elisa Lucinda também tornará a noite mais memorável, trazendo outras expressões artísticas evocadas pela veterana, atriz e escritora negra, que perfura o branco mundo da literatura brasileira, ainda pouco ocupado por autoras afrodescendentes. A versatilidade e o dinamismo da apresentadora Rita Batista vai costurar a conversa ao longo da noite, trazendo perguntas e reflexões sobre o tema do Feminismo Negro e a irreverência da Geração Tombamento.

Última edição do ano – Elza Soares, Márcia Tiburi e Zélia Duncan foram as mulheres que se destacaram nas edições anteriores do Mulher com a Palavra, que contou com profissionais de comunicação destacadas como Tereza Cruvinel, Maíra Azevedo (Tia Má) e Malu Fontes.  Um total de 4.200 pessoas acompanhou, diretamente, as discussões sobre feminismo, atuação política, versatilidade artística e pôde conhecer as histórias de mulheres que se destacam na cena da cultura, do pensamento e da arte brasileira.

Para a Secretária Olívia Santana, o objetivo da SPM-BA para esse projeto é inspirar mulheres, a partir da trajetória de êxito de outras mulheres. “Cada artista que a gente convida, precisa ter o que falar, mostrar seu lado humano, não idealizado, fora da expectativa do glamour. Mulheres reais falando para mulheres reais”.

A produtora cultural Fernanda Bezerra pontua que o Mulher com a Palavra se configurou como um espaço de reflexão, mas também de celebração das mulheres e de articulação. Num ano, em que as mulheres tomaram as ruas e protagonizaram as discussões políticas do país, espaços como o oferecido pelo projeto foram vitais para a troca de experiências e reverberação de pensamentos sobre direitos sexuais e reprodutivos, igualdade racial, enfrentamento às violências de gênero, entre outros temas.

O projeto, que conta com o patrocínio da Bahiagás e do Instituto Avon e o apoio da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, através do Teatro Castro Alves e da Fundação Cultural do Estado da Bahia, e do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia, através da TVE e da Rádio Educadora FM. A venda de ingressos começa amanhã, 11 de novembro, nas bilheterias do TCA e do SAC, e no site www.ingressorapido.com.br, com valores populares: R$10,00 (inteira) e R$5,00 (meia entrada).

Outras publicações

“Salvador é a cidade com o maior número de casos de Microcefalia no país”, informa vereador Leo Prates Vista aérea de Salvador. Acontecerá no início de Dezembro (10/12/2015) uma audiência pública coordenada pelo vereador Leo Prates, presidente da Comi...
Nicole Bahls participa de festa da Skol em Salvador Nicole Bahls participa de festa da Skol em Salvador. A apresentadora Nicole Bahls e o ex BBB Fernando Medeiros participam, ao lado de Ju Moraes, Alv...
O deputado Federal do DEM, ACM Neto, admite candidatura a prefeito de Salvador O deputado ACM Neto (DEM) admitiu hoje (04/04/2011) que pode ser candidato a prefeito de Salvador nas eleições do ano que vem, se tiver o apoio dos pa...

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br