Professores da UEFS não aprovam greve, mas seguem mobilizados

Conforme assembleia, os professores da Uefs não aprovaram a deflagração da greve indicada pelo Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (ANDES-SN), mas seguem mobilizados contra os projetos do governo Temer para o setor público. Além de participar da Marcha a Brasília, em 29 deste, a categoria endossará o ato público marcado para a próxima sexta-feira (25/11/2016), às 8h30, em frente à Prefeitura. O protesto desta semana é convocado como Dia Nacional de Mobilizações e Greves.

O ato em frente ao Paço Municipal reforça as denúncias sobre a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 55/2016 (antes chamada de PEC 241), que corta os investimentos em educação, saúde, segurança e outras áreas por vinte anos. Ainda na pauta da mobilização, a luta contra a Medida Provisória que prevê a reforma do Ensino Médio; os Projetos de Lei relacionados ao Movimento Escola sem Partido; o PL 257, que estabelece um novo limite para o crescimento do gasto público; além das reformas previdenciária e trabalhista.

O Dia Nacional de Mobilizações e Greves, ocorrido também em 11 de novembro, com atos públicos em diversos estados, foi resultado de amplo debate entre representantes do ANDES-SN e das centrais sindicais de todo o país, no qual foi evidenciada a urgência em intensificar as ações, diante do agravamento das investidas do governo federal contra o setor público e os direitos dos trabalhadores. A mobilização soma-se ao processo de ocupação estudantil das escolas, universidades e institutos federais, bem como à deflagração da greve em um crescente número de universidades federais.

A assembleia dos professores da Uefs ocorreu terça-feira (22).

Marcha Ocupa Brasília

Uma grande marcha, intitulada de Marcha Nacional Ocupa Brasília, está sendo organizada para o dia 29 deste mês, quando deve ser votada, em primeiro turno, no Senado, a PEC 55. A data foi incorporada pelo Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe) e pela Central Sindical e Popular (CSP-Conlutas).

A diretoria da Associação dos Docentes da Uefs (Adufs), que também está empenhada na construção da Marcha, disponibilizará transporte para a mobilização na capital federal.

Bahia

No âmbito do Estado, além de cobrar respostas à pauta ao governo, as direções das associações docentes das universidades estaduais baianas exigirão o compromisso dos deputados com as reivindicações da categoria. Conforme encaminhamento, será protocolado um documento nos gabinetes dos parlamentares solicitando a apresentação de uma emenda parlamentar à Lei Orçamentária Anual (LOA) que garanta, para o orçamento a ser destinado às quatro instituições (Uefs, Uesb, Uneb e Uesc), em 2017, 7% da Receita Líquida de Impostos (RLI), mais 1% da RLI para assistência e permanência estudantil. O índice de 7% já havia sido solicitado pela categoria ano passado, mas o documento foi endossado apenas pelos deputados da Minoria.

Também será reivindicada uma audiência pública junto à Comissão de Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia e Serviço Público da Assembleia Legislativa (AL-BA) para discutir a situação orçamentária das universidades.

Outras publicações

Uefs Editora lança 15 títulos Uefs Editora lança novos títulos. História da ciência da computação, saúde da família, poesia e literatura brasileira contemporânea, novas pesquisas...
Alunos do ensino médio podem fazer curso gratuito de línguas na UEFS A Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) oferece cursos gratuitos de línguas estrangeiras para alunos do ensino médio. Os cursos de inglês e...
Estudantes das escolas atingidas por ventania recebem assistência médica Passam bem os estudantes do Colégio Raul Sá e da Escola Técnica Newton Sucupira, localizados no bairro de Mussurunga. As unidades escolares foram afet...

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br