Presidente do Tribunal de Justiça da Bahia inaugura Fórum Luis Viana Filho na Comarca de Serrinha

Fachada do Fórum Luiz Viana Filho na Comarca de Serrinha.

Fachada do Fórum Luiz Viana Filho na Comarca de Serrinha.

Inauguração do Fórum Luiz Viana Filho na Comarca de Serrinha.

Inauguração do Fórum Luiz Viana Filho na Comarca de Serrinha.

Deputados Gika Lopes e Marcelo Nilo, desembargadora Maria do Socorro Barreto Santiago e governador Rui Costa.

Deputados Gika Lopes e Marcelo Nilo, desembargadora Maria do Socorro Barreto Santiago e governador Rui Costa.

Situado ao lado do campus da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), de um moderno shopping e em meio a loteamentos que vão dar lugar a diversos condomínios, o fórum de Serrinha, inaugurado na manhã desta terça-feira (22/11/2016), veio consolidar o novo vetor de crescimento da cidade, uma das mais prósperas da região.

A 170 quilômetros de Salvador, a comarca há muito esperava por uma sede do Judiciário local mais apropriada para atender a comunidade jurídica.

Os termômetros apontavam 34 graus quando a presidente do Tribunal de Justiça, desembargadora Maria do Socorro Barreto Santiago, o governador Rui Costa e o juiz Lucas Monteiro, titular da 1ª Vara Cível hastearam as bandeiras, respectivamente, da Bahia, do Brasil e do Tribunal de Justiça, dando início à solenidade.

Em seguida, acompanhados do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Marcelo Nilo, e do prefeito do município, Osni Araújo, a presidente do TJ, o governador e o juiz Lucas Monteiro cortaram a fita da porta principal. Logo depois, descerraram a placa, inaugurando oficialmente o prédio.

O desembargador Osvaldo Bomfim, a corregedora das Comarcas do Interior, desembargadora Cinthya Resende e o desembargador Salomão Resedá também participaram das comemorações, animadas por uma banda de fanfarra e que reuniu aproximadamente 300 serrinhenses.

Depois, ao lado do corregedor Geral da Justiça, descerraram a placa comemorativa de inauguração do fórum.

Serrinha agora conta com um edifício de quatro pavimentos, três elevadores, com pátio interno para o estacionamento de veículos, construído em uma área de 1,7 mil metros quadrados, pronto para abrigar até sete unidades judiciais. Por enquanto, começa com quatro varas: duas cíveis, uma criminal e uma dos juizados especiais.

“Muito bom, só vejo elogios. Representa um avanço grande pra cidade de Serrinha e região”, disse Reinaldo Brito, atendente de recepção dos juizados especiais.

Positivo – A presidente fez questão de destacar que se trata de um projeto iniciado na gestão do desembargador Eserval Rocha. Ressaltou que a ideia de administração “é viver o presente preparando o futuro e não se faz isso olhando pelo retrovisor”, disse a presidente, desembargadora Maria do Socorro Barreto Santiago, em discurso.

Também foi lembrado o projeto Presidência em Movimento e o compromisso assumido em campanha de “aproximar a Presidência deste Tribunal dos polos em que há efetivamente a entrega da prestação jurisdicional”.

Titular da 1ª Vara Cível e diretor do fórum, o juiz Lucas Monteiro lembrou que a comarca, de mais de 80 mil habitantes, “de grande desenvolvimento e dinâmica, não merecia o antigo prédio do fórum, tão pequeno e acanhado”. Ao final, pediu uma salva de palmas para “todos aqueles que, de alguma forma, contribuíram para a construção do novo fórum”.

A participação da Câmara de Vereadores, ao tramitar com celeridade o projeto de lei que doou o terreno da Prefeitura para a construção do terreno, foi lembrada pelo prefeito Osni Lopes, que fez referência à participação do juiz corregedor José Reginaldo Nogueira, filho de Serrinha, também presente na inauguração, “um dos mais envolvidos para que a obra chegasse logo ao fim”.

No final da solenidade – já sem a presença do governador Rui Costa, que precisou se retirar devido a um compromisso em Salvador –, o deputado Marcelo Nilo ressaltou os trabalhos do Legislativo e, citando a crise política nacional, lembrou da “necessidade dos poderes fortalecidos”.

Estiveram presentes as juízas Rosana Modesto Fragoso, Marielza Brandão e Verônica Ramiro e o juiz Paulo Chenaud, todos assessores especiais da Presidência; os juízes corregedores Alberto Raimundo dos Santos e Ângela Bacelar; o diretor de Primeiro Grau, Cícero Moura, representantes do Ministério Público e da Defensoria, deputados e autoridades locais.

Confira imagens da inauguração

Loading Images
wpif2_loading
Inauguração do Fórum Luiz Viana Filho na Comarca de Serrinha
Inauguração do Fórum Luiz Viana Filho na Comarca de Serrinha
Fachada do Fórum Luiz Viana Filho na Comarca de Serrinha
Inauguração do Fórum Luiz Viana Filho na Comarca de Serrinha.
Gika Lopes, Marcelo Nilo, Maria do Socorro Barreto Santiago e Rui Costa
Rui Costa e Maria do Socorro Barreto Santiago
Maria do Socorro Barreto Santiago e Rui Costa
Maria do Socorro Barreto Santiago, Rui Costa e Gika Lopes

Outras publicações

Decretada prisão do empresário Marcos Augusto da Silva Rocha, considerado pelo MP maior sonegador fiscal do estado da Bahia Marcos Augusto da Silva Rocha é acusado de participar de esquema de sonegação fiscal na Bahia, em Minas e em Pernambuco. Maior sonegador fiscal do e...
Tribunal de Justiça da Bahia participa da campanha nacional ‘Justiça pela paz em casa’ Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) participa da Campanha nacional 'Justiça pela Paz em Casa' visa reduzir violência contra mulher. O Tribunal de Ju...
TJBA: Câmara do Oeste tem estreia de magistrados; desembargador participa da última sessão Desembargadores Baltazar Miranda e Delma Gomes iniciam atividades no Câmara do Oeste. As estreias dos desembargadores Baltazar Miranda Saraiva e Del...

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br