Prêmio Caymmi de Música lança segunda edição e abre inscrições

Cantora Margareth Menezes durante apresentação do Prêmio Caymmi.

Cantora Margareth Menezes durante apresentação do Prêmio Caymmi.

Com inscrições abertas até 4 de dezembro de 2016, o Prêmio Caymmi de Música lançou sua segunda edição na tarde desta segunda-feira (07/11/2016). Homenageando os 50 anos da Tropicália, o Caymmi realizou um espetáculo-coletiva-musical para artistas, produtores culturais e imprensa no Teatro Vila Velha, primeiro palco que, oficialmente, reuniu os artistas tropicalistas baianos Gilberto Gil, Caetano Veloso, Gal Costa e Tom Zé, em 1964, na peça-concerto ‘Nós, por exemplo’.

Imerso nesse tema, o espetáculo contou com direção de Márcio Meirelles, que assina também a direção artística desta segunda edição do Prêmio. Dentro da ‘Cúpula’, uma estrutura tridimensional e última obra do artista tropicalista Rogério Duarte, o grupo Tropical Selvagem, tendo o músico Ian Cardoso como convidado, conduziu o show que contou com participações das cantoras Rebeca Matta, Manuela Rodrigues, Jadsa Castro e Juliana Ribeiro.

Além delas, participaram do espetáculo o poeta e compositor José Carlos Capinan e, fechando o evento, lendo o ‘Manifesto Antropofágico’ – obra de Oswald de Andrade, que influenciou diretamente o movimento tropicalista – o próprio Márcio Meirelles. O cenário e direção criativa do evento ficaram a cargo de Lia Cunha e a direção musical assinada por Ronei Jorge e João Meirelles.

“O grande diferencial dessa edição é a criação do que estamos chamando de Movimento Caymmi, que vai levar o Prêmio para as casas de shows e espetáculos de Salvador e, muito além disso, vai promover os Festivais Caymmi de Música, que levarão às ruas música, intervenções culturais, arte e, sobretudo, darão espaço aos coletivos urbanos que atuam ativamente na cidade”, ressaltou Elaine Hazin, diretora da Via Press Comunicação e Evento, que realiza o Prêmio Caymmi.

Entre os presentes, o evento contou com a diretora de sustentabilidade da VIVO, Joanes Ribas; o presidente da Fundação Gregório de Matos, Fernando Guerreiro; além da diretora da Fudação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), Fernanda Tourinho. Após o espetáculo, o público foi recebido no Cabaré dos Novos com um coquetel que contou apoio dos parceiros Brownie da Bia, Bolo das Meninas e Mendoá Chocolates. O espaço foi tropicalmente ambientado pela Mimo – Arquitetura e Arte Consciente.

Inscrições e categorias

As inscrições estão abertas de 8 de novembro a 4 de dezembro através do site www.premiocaymmi.com.br. São categorias principais: Música (Canção e Instrumental), Show e Videoclipe. Já entre as subcategorias: em Música – Intérprete Vocal, Intérprete Instrumental, Arranjo e Produção Musical; em Show – Intérprete Masculino, Intérprete Feminina, Instrumentista, Direção Artística, Direção Musical, Destaque Técnico, Banda/Grupo/Orquestra, Produção e Revelação; em Videoclipe – Direção, Fotografia, Produção e Roteiro.

Com realização da Via Press Comunicação e Eventos, o Caymmi conta com patrocínio da Vivo e do Governo do Estado, através da lei de incentivo estadual FazCultura, parceria da Prefeitura Municipal de Salvador e apoio da BAND Bahia, Band News FM, TVE e Rádio Educadora.

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br