Porto Seguro: encontro de juízes na Bahia terá presenças de Carmen Lúcia, Lewandowski e Sérgio Moro

Presidente do STF, ministra Cármen Lúcia, participa de evento na Bahia.

Presidente do STF, ministra Cármen Lúcia, participa de evento na Bahia.

Começa nesta quinta-feira (03/11/2016) o VI Encontro Nacional de Juízes Estaduais (Enaje). O evento, que acontece em Porto Seguro, na Costa do Descobrimento, segue até o sábado (05), com um público de cerca de mil pessoas, que discutirão o tema “Ética, independência e valorização da Magistratura”. Entre os palestrantes estarão a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia; o ministro Ricardo Lewandowski; o juiz Sérgio Moro, responsável pela Operação Lava Jato, e o italiano Gherardo Colombo, que atuou como juiz e procurador na Mãos Limpas, na década de 90. O evento é realizado pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) em conjunto com a Associação dos Magistrados da Bahia (AMAB).

“A Bahia vai receber de braços abertos magistrados de todo o país, para discutirmos temas de grande importância. O encontro será uma oportunidade para debatermos sobre o aprimoramento do Judiciário e da Magistratura”, afirmou o presidente da AMAB, juiz Freddy Pitta Lima. Para o presidente da AMB, juiz João Ricardo Costa, o aprimoramento do Judiciário brasileiro e as contribuições para o aperfeiçoamento das ações institucionais estão entre as principais diretrizes do Enaje.  “A programação científica vai estimular a reflexão dos colegas da Justiça sobre temas como o combate à corrupção, os principais desafios à implementação do novo Código de Processo Civil (CPC), o futuro da magistratura, entre outros”, afirma.

O ponto alto do evento será um talk show, na tarde de sexta-feira (04), entre dois nomes emblemáticos do Judiciário no combate à corrupção: o juízes Sérgio Moro e o italiano Gherardo Colombo. Eles vão dividir reflexões sobre a atuação nas operações, comparando os métodos de investigação e os obstáculos encontrados. As recorrentes tentativas de silenciar a Lava Jato serão confrontadas com o que ocorreu na Itália, na Mãos Limpas. “Pretendo abordar algumas questões jurídicas controvertidas que surgiram no decorrer da Lava Jato, prisões cautelares, colaboração e publicidade dos processos, além de apresentar um panorama geral baseado nos casos já julgados da operação”, adianta Sérgio Moro.

Abertura – O ministro Ricardo Lewandowski, do STF, conduzirá a solenidade de abertura, na noite de quinta-feira (03). Ele vai falar sobre a valorização da magistratura e enfocará as medidas realizadas no âmbito do STF e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que contribuíram para restaurar a autoestima dos magistrados. “A importância dos membros do Poder Judiciário não tem sido adequadamente reconhecida pela sociedade, mesmo prestando serviços essenciais ao povo brasileiro, não raro com risco para a própria vida e integridade física”, complementou.

Haverá, também painel com os juízes Fernando Gajardoni e Salomão Viana, professores de Direito Processual Civil da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade Federal da Bahia (UFBA), respectivamente. Outro destaque da programação é a palestra “Ética: desafio do pensamento e da ação na sociedade contemporânea”, que será apresentada pela mestre e doutora em Filosofia Márcia Tiburi, professora da Universidade Presbiteriana Mackenzie. A primeira brasileira a ocupar um cargo no Tribunal de Apelações das Nações Unidas (Unat-ONU) também está entre as palestrantes. Martha Halfeld Schmidt falará sobre o trabalho na corte de apelação em Nova York e revelará quais os rigorosos critérios de seleção dos juízes para o sistema formal de Justiça da ONU.

Bastante aguardada pelos magistrados, a ministra Cármen Lúcia é presença confirmada no evento. A presidente do STF e do CNJ fará a conferência de encerramento do Enaje, na manhã do próximo sábado (05).

Agenda

O quê: VI Encontro Nacional de Juízes Estaduais (Enaje)

Quando e onde:

03/11 (Quinta-feira) – 19h30min – Conferência de abertura – ´Centro de Convenções do Vela Branca Resort (Porto Seguro)

04/11 (Sexta-feira) – 10h – Talk show, painéis e palestras – Centro de Convenções do Arraial d’Ajuda Eco Resort (Arraial d’Ajuda)

05/11 (Sábado) – 10h – Conferência de encerramento – Centro de Convenções do Arraial d’Ajuda Eco Resort (Arraial d’Ajuda)

Outras publicações

Bahia exporta profissionais da comunicação Cristina Barude, Diretora Executiva da Lume Comunicação. O mercado da comunicação corporativa de Salvador está aquecido e em alta. A prova disso é a...
Governo da Bahia apresenta duas propostas e negociação com Movimento Docente avança Depois dos transtornos causados pelo adiamento, na noite do último sábado (13/04/2013), da reunião de negociação que havia sido marcada para segunda-f...
Chuva traz esperança para o semiárido da Bahia Barragem de Ponto Novo. Situação permanece crítica, mesmo com as chuvas. (Foto: Carlos Augusto (Guto Jads) - Jornal Grande Bahia) A forte chuva que ...

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br