Matheus Nachtergaele apresenta ‘Grandes Cenas’; série exclusiva do canal Curta

Matheus Nachtergaele.

Matheus Nachtergaele.

Com análises e comentários de cenas icônicas do cinema brasileiro e latino-americano, estreia no dia (16/11/2016), na Quarta de Cinema, às 23h45, “Grandes Cenas”, série inédita e exclusiva do Curta!. Produzida pela Casa de Cinema de Porto Alegre, com direção de Ana Luiza Azevedo e Vicente Moreno,  “Grandes Cenas” é apresentada pelo ator e diretor Matheus Nachtergaele. Ao longo de 22 episódios, nomes como os diretores Hector Babenco e Lais Bodanzky e as atrizes Bete Faria e Fernanda Montenegro vão relembrar, analisar e se emocionar com esses momentos marcantes da cinematografia. O primeiro episódio traz a antológica cena “A Regressão”, do filme “Pixote, a lei do mais fraco” (1980), dirigido por Babenco, que gravou depoimento para a série poucos meses antes de sua morte, ocorrida em julho deste ano. Nela, a personagem Sueli, uma prostituta interpretada por Marília Pêra, amamenta Pixote, o menino de rua vivido pelo ator Fernando Ramos da Silva.

Também na Quarta de Cinema, a faixa “A Vida É Curta!” da semana apresenta três filmes sobre o universo escolar. Para começar, “Nº27”, de Marcelo Lordello. O curta retrata as desventuras do número 27 da chamada. Luís, típico adolescente tímido e com espinhas no rosto, passa mal no meio de uma prova. Ele se tranca no banheiro e clama pelo coordenador da escola. O curta foi exibido em alguns festivais de cinema do país e ganhou vários prêmios. Na sequência, é a vez da animação “O Bom Comportamento”, de Eva Randolph. As férias no acampamento de verão se tornam um desafio para Laura, uma menina desconhecida dos outros adolescentes. Com os celulares guardados, os adolescentes fazem atividades ao ar livre. O curta foi vencedor do Prêmio Aquisição Canal Curta! e Porta Curtas no Festival Internacional de Curtas de São Paulo em 2014. O último é “Vertières I II III”, documentário de Louise Botkay. A batalha de Vertières foi a última antes da retirada do exército de Napoleão do Haiti, que se tornou a primeira nação independente da América Latina e do Caribe. Botkay apresenta três incursões fílmicas ao processo histórico, social e político haitiano. O curta investiga índices de domesticação e escravidão resultantes dos processos pós-coloniais que marcaram a história do país.

E, para fechar a semana, a trajetória de dois grandes nomes africanos. Na Sexta da Sociedade, dia 18, o documentário francês “Mandela” revela a liderança mundial e a vida pessoal pontuada por tragédias e fracassos de um dos homens mais notáveis do século XX. O filme busca estabelecer um retrato sensível de Nelson Mandela, muito além do símbolo que se tornou. Na Quinta do Pensamento, dia 17, o episódio inédito de “Impressões do Mundo” traz a vida do primeiro negro africano a ganhar o prêmio Nobel de literatura: Soyinka. Em “Soyinka – Da África ao prêmio Nobel”, a pluralidade do autor que escreveu peças de teatro, romances e ensaios; sua paixão pela África e as expectativas de futuro para a humanidade, a religiosidade yorubá e a militância pelos direitos humanos.

Brasil Visual – Videoarte no Brasil (Série)

Em entrevistas com alguns dos principais representantes da videoarte brasileira, a história desta linguagem artística no Brasil e algumas das suas principais expressões regionais. O episódio apresenta ao público uma compreensão ao mesmo tempo ampla e clara sobre a videoarte brasileira, desde seus pioneiros, no fim dos anos 1960, até os principais realizadores atuais. A riqueza e a diversidade da produção de arte em vídeo no Brasil. De urgentes assuntos políticos a sofisticadas questões formais, é possível perceber como essa produção refletiu – e reflete – sobre os principais temas de sua época.

“A Vida é Curta” dessa semana irá leva os telespectadores de volta à escola

A faixa “A Vida é Curta” apresenta três curtas que têm a escola como palco principal. São eles: “N°27”, “O Bom Comportamento” e “Vertières I, II, III”. Baseado em fatos reais, o curta N°27 foi filmado em Recife, no ano de 2008. A ficção “O Bom Comportamento” tem como cenário um acampamento de verão, no qual os celulares ficam guardados enquanto os adolescentes fazem atividades ao ar livre. E para finalizar, o experimental “Vertières I, II, III” exibe a revisita da cineasta Louise Botkay ao Haiti, país onde morou quando criança. Ela apresenta três incursões fílmicas ao processo histórico, social e político haitiano.

Grandes Cenas – Pixote (Série)

Uma grande cena é aquela que não se define apenas na relação com as demais. Uma grande cena é aquela que contém em si um filme à parte, um universo à parte, capaz de alterar nossa sensibilidade e perdurar na nossa memória. Com o objetivo de resgatar o apreço por essa unidade fundamental que é a cena, a série Grandes Cenas busca analisar cenas memoráveis do cinema brasileiro.

Episódio de estreia: ‘Pixote – a lei do mais fraco’

Apresentado por Matheus Nachtergaele, o primeiro episódio da série entrevista o diretor Hector Babenco e analisa a cena “A Regressão”, protagonizada por Marília Pêra (Sueli) e Fernando Ramos da Silva (Pixote), no filme ‘Pixote – a lei do mais fraco’ (1981). Apresenta-se toda a construção da cena e como os improvisos dos atores influenciaram no produto final. Babenco comenta também como foi a escolha de Fernando como personagem principal do filme. Ao final do episódio, a cena é mostrada.

Impressões do Mundo – Soyinka (Série)

A trajetória do primeiro negro africano a ganhar o prêmio Nobel de literatura. Da infância pobre na Nigéria ao reconhecimento na Inglaterra. Seus trabalhos em teatro, romance e ensaios. A paixão pela África e suas expectativas de futuro para a humanidade, religiosidade yorubá e a militância pelos direitos humanos.

Mandela: Em Nome da Liberdade (Documentário)

Quem é o homem por trás da lenda? Nelson Mandela é um ícone. Um herói. Um símbolo. Uma inspiração. Poucos líderes mundiais podem ser responsabilizados por seu esforço verdadeiramente histórico. Uma vida politicamente excepcional em contraste com uma vida pessoal pontuada de tragédia e fracassos. “Mandela: em Nome da Liberdade” busca revelar o Nelson Mandela real.

Sobre o Curta!

Dedicado às artes, cultura e humanidades, o Curta! é um canal independente que acolhe a experimentação e se orgulha de ser um parceiro dos realizadores, artistas, criadores e produtores independentes. Com o compromisso de transmitir 12 horas por dia de programação nacional independente, os principais segmentos temáticos da programação são música, dança, teatro, artes visuais, meta-cinema, filosofia, literatura, história-política e sociedade.

O Curta! pode ser visto nos canais 56 da NET, 56 na Claro TV, 76 na Oi TV, na GVT e Vivo como canal opcional à la Carte, 132 e 664, respectivamente. Siga as redes do canal nos endereços: www.facebook.com/CanalCurta, twitter.com/CanalCurta e www.youtube.com/user/canalcurta.

Saiba mais em http://www.canalcurta.tv.br.

Outras publicações

Recôncavo baiano recebe maior festival de documentário do Norte e Nordeste 7ª edição do Festival de Documentários de Cachoeira (CachoeiraDoc) ocorre na cidade de Cachoeira. O Festival de Documentários de Cachoeira (Cachoeir...
Salvador: Sala Walter da Silveira exibe a mostra ‘Rebobina Bahia’ Cartaz anuncia mostra 'Rebobina Bahia'. O Cinema foi a Feira, de Paulo Hermida, abre a Mostra Rebobina Bahia, nesta quinta-feira (24/11/2016), às 17...
Documentário “Orgulho de Ser Brasileiro” deve ser visto e discutido em todas as instituições de ensino do país Cartaz do documentário Orgulho de Ser Brasileiro. Adalberto Piotto, diretor do documentário. Max de Castro, Simoninha e o diretor Adalberto P...

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br