Juiz Sérgio Moro participa de painel durante Encontro Nacional de Juízes na Bahia

Abertura do VI Encontro Nacional de Juízes Estaduais (ENAJE).

Abertura do VI Encontro Nacional de Juízes Estaduais (ENAJE).

Juiz Sérgio Moro participa de evento na Bahia.

Juiz Sérgio Moro participa de evento na Bahia.

O juiz Sérgio Moro, conhecido pela atuação à frente da Operação Lava Jato, compartilhará sua experiência no combate à corrupção durante o VI Encontro Nacional de Juízes Estaduais (Enaje), que acontece de quinta-feira (03/11/2016) até sábado (05), em Porto Seguro. Ele participará, na tarde desta sexta-feira (04), de um painel, em formato de talk show, que também terá a participação do ex-magistrado italiano Gherardo Colombo, um dos responsáveis pela Operação Mãos Limpas, realizada na Itália nas décadas de 1980 e 1990. O evento é realizado pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) e Associação dos Magistrados da Bahia (AMAB).

“Pretendo abordar algumas questões jurídicas controvertidas que surgiram no decorrer da Operação Lava Jato, prisões cautelares, colaboração e publicidade dos processos, além de apresentar um panorama geral baseado nos casos já julgados da Lava Jato”, adiantou o juiz. A mensagem que Moro deseja passar aos juízes é que, apesar dos obstáculos que atrapalham as ações de investigação de corrupção, os magistrados dedicados a esses casos não podem desistir. “Os processos envolvendo crimes de corrupção e lavagem são difíceis de se trabalhar, geram intenso desgaste, mas é necessário que o Judiciário se dedique a eles, para que cheguem a bom termo em prazo razoável”, afirmou.

Abertura – O ministro Ricardo Lewandowski, do STF, conduzirá a solenidade de abertura, na noite de hoje (03). Ele vai falar sobre a valorização da magistratura e enfocará as medidas realizadas no âmbito do STF e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que contribuíram para restaurar a autoestima dos magistrados.

Até sábado, constam também na programação painel com os juízes Fernando Gajardoni e Salomão Viana, professores de Direito Processual Civil da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade Federal da Bahia (UFBA), respectivamente. Outro destaque é a palestra “Ética: desafio do pensamento e da ação na sociedade contemporânea”, que será apresentada pela mestre e doutora em Filosofia Márcia Tiburi, professora da Universidade Presbiteriana Mackenzie. A primeira brasileira a ocupar um cargo no Tribunal de Apelações das Nações Unidas (Unat-ONU) também está entre as palestrantes. Martha Halfeld Schmidt falará sobre o trabalho na corte de apelação em Nova York e revelará quais os rigorosos critérios de seleção dos juízes para o sistema formal de Justiça da ONU.

A ministra Cármen Lúcia, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), é presença confirmada no evento. Ela fará a conferência de encerramento do Enaje.

Agenda

03/11 (Quinta-feira) – 19h30min – Conferência de abertura – ´Centro de Convenções do Vela Branca Resort (Porto Seguro)

04/11 (Sexta-feira) – 10h – Talk show, painéis e palestras – Centro de Convenções do Arraial d’Ajuda Eco Resort (Arraial d’Ajuda)

05/11 (Sábado) – 10h – Conferência de encerramento – Centro de Convenções do Arraial d’Ajuda Eco Resort (Arraial d’Ajuda)

Outras publicações

Fascismo revelado: prisão do ex-ministro Guido Mantega foi “absolutamente desnecessária”, diz advogado Advogado José Roberto Batochio identifica elementos da doutrina nazifascista na atuação da Força-tarefa da Lava Jato, ao citar o conceito 'Goebellian...
Fascistas atacam: juiz Sérgio Moro aceita denúncia da Lava Jato contra ex-presidente Lula, Marisa e mais seis acusados Juristas qualificam decisão do juiz Sérgio Fernando Moro como típica de indivíduos que atuam baseados na doutrina fascista. O juiz da 13ª Vara Feder...
Juiz Sérgio Moro diz que PF fez “afirmação leviana” ao citar ministro Dias Toffoli em investigação O juiz federal Sérgio Moro determinou hoje (14/11/20169) que a Polícia Federal (PF) refaça um relatório de inteligência no qual o ministro do Supremo ...

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br