Itaberaba completa um mês sem homicídios

Centro Integrado de Comunicações da SSP em Itaberaba registra queda nos índices de violência.

Centro Integrado de Comunicações da SSP em Itaberaba registra queda nos índices de violência.

Trinta e um dias de completa paz em Itaberaba! Este é o resultado que o trabalho das polícias que atuam no município, que fica 264 quilômetros de Salvador, está conquistando. O índice de homicídios da cidade situada na região da Chapada Diamantina está zerado há um mês. Após intensificar o combate ao tráfico de entorpecentes e alinhar as ações conjuntamente, além de ampliar o cumprimento de mandados, a polícia conseguiu reduzir o número de mortes em 100% no período.

A frente da 12ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Itaberaba), o delegado Adolfo Barreto Nascimento, explicou que durante meses a unidade investigou quadrilhas que atuavam na região e se especializavam neste tipo de delito. “Esses grupos criminosos controlavam o tráfico de drogas e estavam ligados a diversos homicídios”, detalhou Nascimento.

Em operação denominada Set, realizada em outubro, 15 homicidas foram capturados, no município, em cumprimento a mandados de prisão preventiva. “Identificamos, inclusive, criminosos que já estavam sob a guarda da Justiça e continuavam praticando crimes de dentro dos presídios”, completou.

O coordenador destacou ainda que a integração entres as policias, Ministério Público e o Judiciário tem proporcionado resultados positivos. Para o comandante do 11º Batalhão da Polícia Militar (Itaberaba), tenente-coronel Manoel Xavier de Souza Filho, essa sintonia propiciou maior cuidado no tratamento das informações. “Manter o sigilo é importante para o resultado das diligências”, completou.

De janeiro a outubro deste ano, comparando com o mesmo período de 2015, houve um acréscimo de aproximadamente 9% no número de inquéritos remetidos para avaliação da Justiça. Este também é o efeito do trabalho integrado das forças.

A polícia também atingiu a marca de 141% a mais em prisões em flagrante. O comandante Xavier esclarece que a maior parte destas prisões ocorreu por porte ilegal de arma de fogo. “Este ano apreendemos 157”, relatou o oficial, completando que foram também intensificadas as abordagens em dias e horários com maior incidência criminal.

A instalação do Centro Integrado de Comunicações (Cicom), em 2013, também representou um grande avanço para segurança pública no município. A unidade, que centraliza os chamados da população de 27 cidades vizinhas, agiliza o acionamento de equipes da polícia, propiciando celeridade no atendimento para a população.

Outras publicações

Governador Jaques Wagner entrega mais 74 ambulâncias à população do interior baiano Governador Jaques Wagner entrega ambulâncias no município de Vitória da Conquista. Governo da Bahia entrega ambulâncias para municípios durante e...
Governador Rui Costa anuncia aplicativo para acessar serviços da Rede SAC Governo do Estado lança o aplicativo do SAC (Serviço de Atendimento ao Cidadão). O governador Rui Costa anunciou na manhã desta terça-feira (13/09/2...
Exoneração do secretário estadual da fazenda expõe problemas nas finanças do governo da Bahia, afirma deputado Carlos Gaban Carlos Gaban afirma, ainda, que Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia sempre foi considerada referência nacional, mas na administração de Carlos M...

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br