Grupo ‘Botequim’ canta a história do samba da Bahia na Caixa Cultural Salvador

Grupo Botequim apresenta show Caixa Cultural Salvador.

Grupo Botequim apresenta show Caixa Cultural Salvador.

A CAIXA Cultural Salvador apresenta, de 17 a 20 de novembro de 2016 (quinta-feira a domingo), o espetáculo “Cantando Uma História do Samba na Bahia”, em que o Grupo Botequim executa composições feitas nos últimos 100 anos por sambistas da Bahia. Os shows acontecerão de quinta-feira a sábado, às 20h, e no domingo, às 19h.

Nas apresentações, o Grupo Botequim traça o caminho que o samba percorreu até hoje na Bahia, desfilando um repertório selecionado junto com sambistas, pesquisadores e outros artistas locais. Absolutamente inédito, o espetáculo tem o samba, gênero de matriz negra fundamental na formação da sociedade, como protagonista da história.

Os ingressos serão vendidos a preços populares, a partir das 9h da quinta-feira (17), para todas as apresentações, na bilheteria da própria CAIXA Cultural Salvador, na Rua Carlos Gomes, 57, Centro.

Samba de raiz da Bahia

“Cantando Uma História do Samba na Bahia” apresenta um panorama de 100 anos de composições baianas, através de arranjos musicais que se aproximam ao máximo da versão do autor, respeitando a originalidade de cada canção. Durante as apresentações, os integrantes do Botequim farão pequenas pausas em que apresentarão à platéia um breve histórico das canções executadas.

O Grupo Botequim foi fundado por músicos com vivência  no  universo  do samba em Salvador-BA, e, em dez anos de existência, carrega a bandeira do samba tradicional, destacando-se na cena musical da cidade. Por onde passa, atrai grande público, seja em rodas de samba, shows, homenagens, participações ou produções independentes. O Grupo Botequim, que já se apresentou em países como Portugal, Alemanha e França, receberá, nos shows da CAIXA Cultural, grandes nomes do samba da Bahia como convidados.

Integram o Grupo Botequim, Roberto Ribeiro (cavaquinho), Pedrão (violão 6 cordas), Gabriel Marques (violão 7 cordas), Tito Fukunaga (flauta), Everton Marco (percussão) e Natan Maurício (percussão).

Documentário aborda desenvolvimento do samba baiano

Antes do show do Botequim, o público assistirá ao documentário média metragem do jornalista Jony Torres, que trata do processo de escolha do repertório e da importância das músicas selecionadas, mas que aborda principalmente o desenvolvimento do samba na Bahia.

O documentário traz depoimentos de nomes como Nelson Rufino, Riachão, Edil Pacheco, Walmir Lima, Roberto Mendes, Mariene de Castro e do etnomusicólogo Perfilino Neto. O jornalista construiu a narrativa do vídeo contando os caminhos percorridos por este gênero musical tão ligado à formação multicultural da sociedade brasileira e baiana, que evoluiu das cantigas de trabalho para os cenários urbanos, conquistando todos os espaços.

Agenda

Período: 17 a 20 de novembro de 2016

Horário: de quinta-feira a sábado, às 20h, e domingo, às 19h

Local: CAIXA Cultural Salvador – Rua Carlos Gomes, 57, Centro – Salvador (BA)

Outras publicações

Feira Coletivo e Ruffo apresentam Helio Flanders no teatro do Cuca em Feira de Santana   Helio Flanders apresenta show em Feira de Santana. Show faz parte do Projeto Cores & Cantos, que apresenta nomes da nova MPB em show au...
Deputado Alan Sanches apela para sensibilidade do secretário de Saúde de Salvador, Gilberto José. Serviços públicos municipais foram suspensos Conforme anúncio feito pelo deputado estadual Alan Sanches, presidente municipal do PSD, na última segunda-feira em plenário da Assembleia Legislativa...
Com salários em atraso, trabalhadores da limpeza pública de Salvador promoveram mobilização na Sete Portas O Sindicato dos Trabalhadores em Limpeza Pública, Asseio, Conservação, Jardinagem e Controle de Pragas Intermunicipal (Sindilimp-BA) informa que na qu...

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br