Governo da Bahia conclui perfuração de túnel sob a Avenida Paralela em Salvador

Construção do túnel sob a Avenida Paralela em Salvador.

Construção do túnel sob a Avenida Paralela em Salvador.

Aguardada com expectativa pelos engenheiros e operários envolvidos nas obras de implantação da Linha Azul de Salvador, a perfuração de um túnel sob a Avenida Paralela foi concluída nesta quinta-feira (10/11/2016). Com 150 metros de extensão, o túnel integra o sistema que permitirá a ligação direta entre o bairro de Patamares e a Avenida Gal Costa.

A Linha Azul vai desafogar o trânsito na região da Avenida São Rafael, onde estão localizados diversos empreendimentos comerciais e habitacionais, além de um grande hospital. O tempo de deslocamento para quem trafega em direção ao subúrbio e à BR-324 será reduzido.

As obras de interligação das avenidas Gal Costa e Pinto de Aguiar contemplam a construção de um mergulho já concluído nesta avenida e dois túneis duplos, sendo que os trabalhos de perfuração foram concluídos em um dos eixos, que funcionará no sentido Orla Marítima x Subúrbio Ferroviário.

Vias de superfície que complementam o trecho de aproximadamente dois quilômetros também já começaram a ser pavimentadas. A expectativa é que esta etapa da Linha Azul – intervenção do Governo do Estado iniciada com a duplicação da Pinto de Aguiar – seja concluída no primeiro semestre de 2017.

Maior complexo de túneis do Nordeste

De acordo com o diretor de Obras Estruturantes da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado (Conder), Sérgio Silva, os túneis da Linha Azul são um marco importante para a história da engenharia na Bahia. Totalizando mais de 1,5 mil metros, eles vão formar o maior complexo de túneis do Nordeste em uma via urbana e um dos maiores do país.

“Esta etapa envolveu um grande desafio técnico de engenharia, já que estes túneis estão sendo executados numa região de baixíssima cobertura de solo, chegando a menos de 3 metros abaixo do pavimento da Paralela. Tudo isso em uma região de grande circulação de veículos e movimentação de maquinário pesado, em virtude das obras da linha 2 do metrô. E o mais importante, sem interferir na dinâmica da principal avenida da cidade”, destaca Silva.

O secretário da Casa Civil, Bruno Dauster, também comemora o avanço das obras. “Esse túnel é a concretização da ligação direta da Avenida Pinto de Aguiar à Avenida Gal Costa. É uma importante etapa das obras da Linha Azul, que ligará, de maneira rápida e segura, o Subúrbio e a Orla de Salvador, oferecendo mais conforto aos soteropolitanos e diminuindo os focos de engarrafamento”, afirma Dauster.
Expertise tecnológica

No trabalho de implantação dos túneis que interligam a Pinto de Aguiar e a Gal Costa está sendo empregado um alto grau de expertise tecnológica, com a utilização de um método de perfuração de sucesso mundial, altamente utilizado nos países de primeiro mundo, chamado New Austrian Tunneling Method (NATM).

Outras publicações

Governo da Bahia projeta investimentos de mais de R$ 1,5 bilhão no transporte de passageiros sobre trilhos Sistema Metroviário Salvador – Lauro de Freitas, Linha 2, Estação de Metrô Imbuí. Após investir mais de R$ 1 bilhão na ampliação da malha metroviári...
Missão internacional do Governo da Bahia é encerrada nos Emirados Árabes Quarenta investidores internacionais em áreas de infraestrutura assistiram, nesta quarta-feira (12/09/2012), em Abu Dhabi (Emirados Árabes), a aprese...
Lei de incentivo ao esporte é debatida em Salvador Seminário sobre a Lei de Incentivo ao Esporte. O Seminário sobre a Lei de Incentivo ao Esporte, realizada nesta segunda feira (21/09/2015),  lotou o...

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br