Governador Rui Costa inaugura ‘Ponto Cidadão’ e assina convênios que fortalecem agricultura em Barra da Estiva

Governador Rui Costa inaugura Ponto Cidadão e a Praça do Ginásio Jaqson Aguiar Viana, entrega reforma do Estádio municipal Aguinaldo Oliveira Coelho, tratores com implementos agrícolas e microtratores para Agricultura Familiar, assina Autorização para construção de Agroindústria de Morangos no município de Barra da Estiva.

Governador Rui Costa inaugura Ponto Cidadão e a Praça do Ginásio Jaqson Aguiar Viana, entrega reforma do Estádio municipal Aguinaldo Oliveira Coelho, tratores com implementos agrícolas e microtratores para Agricultura Familiar, assina Autorização para construção de Agroindústria de Morangos no município de Barra da Estiva.

O município de Barra da Estiva, na Chapada Diamantina, recebeu do Governo do Estado investimentos em diversas áreas. Neste sábado, o governador Rui Costa esteve na cidade para inaugurar uma unidade do Ponto Cidadão, versão compacta do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC), e assinar convênios que fortalecem a agricultura familiar na região. Na oportunidade, também foi entregue uma praça, estádio reformado e vias pavimentadas.

“Se quisermos uma sociedade mais inclusiva, com as crianças longe das coisas do mal, é preciso investir em esporte, educação e cultura. Com o Ponto Cidadão estamos proporcionando mais dignidade e economia para a população que não vai mais precisar sair da cidade para fazer a documentação. Fico feliz em saber que a Bahia é um dos três estados brasileiros com melhor situação financeira. É um esforço grande da nossa equipe, mas só assim conseguimos todos estes investimentos”, destacou o governador.

Além de levar melhor atendimento e mais serviços aos moradores de Barra da Estiva, o Ponto Cidadão inaugurado neste sábado beneficia a população de Jussiape, Contendas do Sincorá, Iramaia, Ibicoara e Marcílio Souza, com a emissão de documentos como CPF, carteira de identidade, carteira de trabalho, certidão de antecedentes criminais, entre outros. De acordo com a coordenadora operacional da Rede SAC, Carla Santiago, com a unidade de Barra da Estiva, a Bahia passa a contar com 24 Pontos Cidadãos.

Apoio à fruticultura

Ainda em Barra da Estiva, o Governo autorizou a Companhia de Ação Regional (CAR), órgão da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), a construir uma unidade de recebimento, resfriamento e congelamento de morango na comunidade de São Domingos. A intenção é que o investimento da ordem de R$ 383 mil garanta mais qualidade da fruta na pós-colheita, reduza perdas e aumente a aceitação no mercado. Num primeiro momento, 32 famílias serão beneficiadas com a obra.  A expectativa é que quando a unidade entrar em operação, em 2018, este número chegue a 168.

Conforme o governador, a iniciativa vai agregar valor ao produto e, consequentemente, aumentar o faturamento dos produtores. “Barra da Estiva é conhecida pela produção do café e hoje surge uma outra alternativa, que é o morango. É importante que tenha diversificação da cultura para que o agricultor possa se equilibrar. Quando uma ou outra aumentar, ele poderá manter a renda porque ele passa a ter diversidade na produção. Por isso, estamos apoiando os agricultores a beneficiarem o morango”.

Mecanização da agricultura familiar

A utilização de máquinas e implementos agrícolas para aumentar e melhorar a produtividade no campo deixou de ser exclusividade dos grandes empresários rurais. Por meio da CAR, foram entregues oito tratores e dez microtatores para associações, sindicatos e cooperativas de pequenos agricultores.Na opinião do governador, quando o agricultor produz mais e melhor, ele gasta na cidade o que fatura. “O comércio vai gerar mais vagas de emprego. Por isso é tão importante investir na agricultura. É a primeira vez que estas entidades rurais recebem um trator. Estamos trabalhando fortemente para acelerar a mecanização na agricultura familiar”, explicou Rui Costa.

Desenvolvimento urbano

Executado pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado (Conder) e com investimento de R$ 600 mil, a pavimentação de 800 metros em paralelepípedo da rua principal do bairro Alto México foi outra obra que aumentou a autoestima da população. De acordo com a moradora e comerciante Nilzete Anjos, que há três anos tem uma mercearia no local, “não tinha nada. Era chão batido. O bairro não tinha movimento e era mal visto. Com a pavimentação melhorou em torno de 60%”.

Lazer e esportes

A exemplo da Praça Jackson Aguiar Viana construída pela Prefeitura de Barra da Estiva, foi feito um estádio que recebeu gramado, sistema de irrigação e arquibancadas, resultado de parceria com o governo do Estado, por meio da Superintendência de Desportos da Bahia (Sudesb), órgão vinculado à Secretaria Estadual de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).

Outras publicações

Polícia baiana prende 25 bandidos que atacavam bancos Governador Rui Costa reúne com Sindicato dos Bancários da Bahia e transmite informação sobre prisões. O Departamento de Repressão ao Crime Organizad...
Dívida do Estado da Bahia melhora, mas transferências da União seguem caindo Secretário Manoel Vitório diz que a nova queda só faz ampliar os prejuízos para os cofres estaduais com essas transferências correntes. O endividame...
Governador Jaques Wagner diz que a Bahia é campeã nos investimentos públicos de várias áreas desde 2007 Governador Jaques Wagner defende legado das administrações e diz que contribuiu com o desenvolvimento da Bahia. “Não tenho dúvida, e me orgulho muit...

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br