Governador Rui Costa inaugura Centro de Atenção às Pessoas com Autismo em Salvador

Fachada do Centro de Atenção às Pessoas com Autismo, unidade de Salvador.

Fachada do Centro de Atenção às Pessoas com Autismo, unidade de Salvador.

Governador Rui Costa participa da implantação do Centro de Atenção às Pessoas com Autismo.

Governador Rui Costa participa da implantação do Centro de Atenção às Pessoas com Autismo.

Salvador é a primeira cidade brasileira a receber o Centro de Referência Estadual para Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (CRE-TEA), inaugurado nesta segunda-feira (28/11/2016). Localizado no Campo Grande, o espaço vai atender cerca de 200 pacientes por mês e ainda funcionará como um espaço para capacitação de profissionais voltados ao atendimento às pessoas com Transtorno do Espectro Autista em todo a Bahia. A iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde (Sesab), levará tratamento e atendimento multiprofissional aos portadores de autismo, além de prestar apoio aos familiares dos pacientes atendidos, o que pode servir de modelo para todos os estados brasileiros.

O governador Rui Costa, acompanhado da primeira-dama do Estado e presidente das Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA), Aline Peixoto, participou da inauguração e, emocionado, falou sobre o carinho e prioridade com os quais ele e a primeira-dama tratam as questões de saúde, principalmente no que se referem à crianças.

“Gostaria de agradecer a todos que colocaram tanto esforço e tanto amor nesse espaço, que fará tanta diferença na vida dessas crianças. Além de fazer atendimento e capacitação, esse Centro vai permitir que possamos dar capilaridade à assistência do Estado. A partir daqui, poderemos replicar capacitação e conhecimento em todos os locais onde houver lugar para atender crianças como essas que serão recepcionadas. Esse é também um símbolo da nossa determinação e do nosso esforço para que possamos aplicar os recursos em serviços essenciais como esse. E a saúde está entre as nossas prioridades”, afirmou o governador.

O investimento é de R$ 7,2 milhões para serviços de administração durante os próximos dois anos, e, somente na reforma, foi utilizado R$1,2 milhão para a construção de salas repletas de brinquedos que mexem com os sentidos e com a sensibilidade das crianças, como a Sala Corpo e Movimento, a Neurossensorial.

Com a gestão sob responsabilidade da Liga Álvaro Bahia Contra a Mortalidade Infantil, por meio de contrato com a Sesab, uma equipe de assistentes sociais, educador físico, enfermeiro, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, médicos, musicoterapeuta, nutricionista, pedagogo, psicólogos e terapeutas ocupacionais, vai atender os pacientes e realizar cerca de quatro mil procedimentos por mês. Tudo com o objetivo de promover o desenvolvimento e a inclusão social dos autistas, além de esclarecer dúvidas para a família.

Para utilizar o serviço do Centro, que é gratuito, os interessados poderão realizar cadastro e marcação, já a partir desta terça-feira (29), pelo telefone (71) 3336-6147, das 8h às 12h.  Os atendimentos acontecem de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. É necessário apresentar certidão de nascimento ou documento de identidade, comprovante de residência, cartão SUS e documento de identidade do responsável.

Segundo o secretário estadual da Saúde, Fábio Vilas-Boas, esse é resultado de um esforço para assistir e diagnosticar precocemente o autismo, e a experiência baiana poderá servir de exemplo. “Esse é o primeiro centro desse tipo no País, e que servirá de modelo para o Ministério da Saúde para implantar centros semelhantes em todo o Brasil utilizando nosso plano de trabalho, nossa metodologia científica para começar a desenvolver, o quanto antes, as potencialidades desses pacientes que apresentam características tão diversas uns dos outros”.

Outras publicações

Dez pacientes foram atendidos na nova sala de cirurgia do HGE Dez pacientes já passaram por procedimentos cirúrgicos na nova sala de cirurgia, específica para o Serviço de Trauma Raqui Medular (TRM), do Hospital ...
Governo da Bahia anuncia investimentos em Deams no interior do estado Unidades de Alagoinhas e Paulo Afonso receberão novas sedes. Esta ação em defesa da mulher se soma à Ronda Maria da Penha, implantada em Salvador, Ju...
Boa alimentação e exercícios físicos devem ser incentivados desde a infância Crianças devem ser incentivadas desde a infância. Introduzir verduras e legumes na alimentação das crianças às vezes pode ser uma luta constante. Na...

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br