Feira de Santana: Centro de Oncologia Infantojuvenil do HEC completa três anos de funcionamento

Centro de Oncologia Infantojuvenil do HEC completa três anos de funcionamento.

Centro de Oncologia Infantojuvenil do HEC completa três anos de funcionamento.

O Centro de Oncologia Infantojuvenil (COI) do Hospital Estadual da Criança (HEC) / Liga Álvaro Bahia Contra a Mortalidade Infantil (LABCMI) completa três anos de funcionamento neste sábado (05/11/2016). Para celebrar a data comemorativa, a equipe da unidade vai realizar, na próxima quinta-feira (10/11/2016), às 10 horas, uma festa para os pacientes com o tema “O mundo fantástico do circo”.

Na programação, animadores, mágicos e palhaços, bem como músicas e brincadeiras para os pacientes internados e em tratamento no ambulatório da Oncologia. Neste setor, o tratamento é realizado em pacientes com diversas patologias, a exemplo das leucemias, linfomas, tumores do sistema nervoso central, tumores de partes moles, tumores hepáticos, tumores renais, entre outras.

De acordo com o coordenador da unidade, Dr. Maurício Meira, apesar de coordenado pelos oncologistas, o tratamento do câncer pediátrico é multidisciplinar. “Contamos com a participação importante de todos os profissionais envolvidos, para aumentar cada vez a sobrevida das crianças com câncer”, declara.

Equipe

A equipe do Centro de Oncologia é composta por médicos, enfermeiras, técnicos de enfermagem, assistentes sociais, psicólogos, fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais. Além dos oncologistas, outros profissionais estão envolvidos no tratamento do câncer infantil, como os neurocirurgiões, radioterapeutas, patologistas, cirurgiões pediátricos, nefrologistas, hematologistas, cardiologistas, odontologistas, emergencistas, intensivistas e pediatras.

Apoio

O Centro de Oncologia do HEC conta com o importante apoio de dois grupos de suporte ao paciente com câncer, o GAAC (Grupo de Apoio à Criança com Câncer), em Salvador, e a AAPC (Associação de Apoio a Pessoas com Câncer), em Feira de Santana. A unidade do Grupo de Apoio a Crianças com Câncer, em Salvador, presta um grande suporte aos pacientes, inclusive na realização de exames de alta complexidade.

“Eles também nos ajudam com o alojamento nos casos de pacientes do nosso serviço que necessitem realizar algum exame ou procedimento em Salvador”, explica Dr. Maurício Meira. O médico acrescenta: “Contamos, também, com o apoio direto da AAPC (Associação de Apoio à Pessoa com Câncer), que é a casa de apoio local, aqui em Feira, a qual fornece alojamento, alimentação e transporte para as crianças das outras cidades baianas que vem realizar tratamento conosco”.

Diagnóstico

O COI do HEC conta, ainda, com dois importantes convênios para o diagnóstico dos pacientes com suspeita de câncer. Um deles é o Laboratório de Imunologia e Biologia Molecular (ICS/UFBA), o qual realiza os exames de imunofenotipagem, de fundamental importância para o diagnóstico e acompanhamento das leucemias agudas na infância, as quais representam cerca de 25% de todos as neoplasias malignas da referida faixa etária. A equipe do Laboratório de Imunologia e Biologia Molecular é composta por hematologista e biomédicos.

Outro convênio de importância semelhante é com o CEDAPI, clínica de anatomia patológica onde todos os exames da referida área são realizados, com agilidade e discussão dos casos entre as equipes, para que se possa dar os diagnósticos dos casos e iniciar os devidos tratamentos.

Em relação aos diagnósticos das leucemias, ainda contamos com a ajuda do Serviço de Hematologia do HCFM/USP (Laboratório de Biologia Tumoral e Citogenética) e do Programa de Hematologia-Oncologia Pediátrico do INCA. São realizados por esses laboratórios exames de citogenética e biologia molecular, que ajudam a fazer um diagnóstico mais apurado e um seguimento importante para algumas das leucemias.
Radioterapia – A UNACON (Feira de Santana) realiza os procedimentos de radioterapia para os pacientes que não necessitam de sedação e que são provenientes de cidades com pactuação do sistema de saúde com a cidade de Feira de Santana. “Gostaríamos de ressaltar este apoio que nos é dado pela UNACON e a assistência digna prestada para os pacientes oncológicos, mesmo esta unidade não sendo especializada no atendimento do paciente pediátrico. As nossas crianças são tratadas com extremo carinho e competência”, frisa Dr. Maurício Meira.

Outras publicações

2ª Feira de Imóveis disponibiliza imóveis para policiais militares A PM realiza desta quarta-feira a sábado (22 a 25/09/2010), no Centro de Cultura Amélio Amorim, em Feira de Santana, a 2ª Feira de Imóveis para Polici...
Governador Jaques Wagner nomeia Pedro Galvão para a SETUR Pedro José Galvão Nonato Gonçalves assume SETUR. O governador Jaques Wagner nomeou Pedro Galvão para a Secretaria do Turismo da Bahia. O decreto foi...
Educação, saúde e abastecimento marcam visita do governador Rui Costa a Muritiba Governador Rui Costa entrega da ampliação de sistema integrado de abastecimento de água da região, visita o Colégio Polivalente e o Hospital Lucila F...

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br