Escolas municipais de Feira de Santana são homenageadas por bom desempenho no IDEB

Vereador Justiniano França comemora ao lado dos representantes das escolas municipais.

Vereador Justiniano França comemora ao lado dos representantes das escolas municipais.

No momento em que a Educação passa por uma situação crítica em todo o país, a conquista de avanços na qualidade do ensino deve ser comemorada. E foi isso que a Câmara Municipal de Feira de Santana fez na noite desta segunda-feira (07/11/2016), ao homenagear as escolas municipais que alcançaram notas acima da meta do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). A iniciativa foi do vereador Justiniano França.

Ao todo, 68 escolas foram contempladas com certificados. Seja pela classificação nas primeiras posições do ranking, ou pelo avanço na projeção de crescimento estabelecida pelo Ministério da Educação. “Este momento representa a consolidação de um trabalho realizado com o compromisso de melhorar a qualidade da educação no município”, afirmou a secretária municipal de Educação, Jayana Ribeiro.

Ela falou sobre os investimentos feitos pela administração municipal, a exemplo da melhoria da estrutura física das escolas, formação continuada dos profissionais da educação, materiais pedagógicos mais adequados, melhoria salarial e o acompanhamento constante das unidades de ensino. Jayana destacou que o IDEB é um dos mais importantes índices de avaliação do aprendizado.

A secretária Jayana Ribeiro ressaltou ainda que esta foi a melhor avaliação da rede nos últimos 10 anos. Além disso, das 10 escolas dos anos iniciais do ensino fundamental de Feira de Santana classificadas nas primeiras posições em nível nacional, em 2015, oito são municipais. Já nos anos finais, as quatro primeiras também são do município. “Algumas escolas cresceram até 80%, isso é inédito”, frisou.

Ao saudar as autoridades, diretoras escolares e professoras presentes, o vereador Justiniano França justificou a homenagem, realizada pela segunda vez. “Isso tem um significado muito grande para Feira de Santana, pois entendemos que a educação transforma a sociedade”, afirmou, ressaltando que é a escola de hoje que vai determinar o futuro. “A responsabilidade da qualidade do ensino é do poder público”, completou.

Justiniano disse esperar que, dentro de algum tempo, todas as escolas de Feira de Santana superem a meta do IDEB e assegurou que a rede municipal está trabalhando para isso. Ele elogiou a qualificação dos professores da rede, afirmando que raros são os que não têm título de especialista. “É uma demonstração de que nossas crianças estão sendo qualificadas”, enfatizou.

“Nós que vivemos o dia a dia das escolas sabemos como é difícil, mas as escolas homenageadas encontraram o caminho certo para enfrentar os desafios e manter os alunos motivados”, afirmou a professora  Nelcilândia Figueiredo da Silva Arouca, diretora da Escola Municipal Maria Antônia Costa, que alcançou o segundo maior índice do IDEB. Ela destacou a importância da parceria com a família e a comunidade, investimento em projetos, e o apoio da Secretaria de Educação. “O nosso foco principal é o aprendizado dos alunos, a verdadeira razão de ser da escola”, ensinou.

A sessão foi conduzida pelo presidente do Legislativo, vereador Reinaldo Miranda Vieira Filho, que compôs a mesa ao lado da secretária Jayana Ribeiro, que representou o prefeito José Ronaldo de Carvalho na solenidade, e a professora Nelcilândia Figueiredo da Silva Arouca.

Escolas homenageadas

Foram 26 as unidades de ensino da rede municipal que alcançaram índice acima da meta do IDEB: Centro de Educação Básica da UEFS, escolas Maria Antônia Costa, João Paulo II (da Associação Nacional e Instrução), Professor José Raimundo Pereira de Azevêdo, Adenil da Costa Falcão, Monsenhor Jessé Torres Cunha, Lupis Alberto (da Associação União e Força), Professor Joselito Falcão de Amorim, AFAS (Associação Feirense de Assistência Social) e Ester da Silva Santana.

Entre as homenageadas ainda as escolas Antônio Eloi da Costa, Laura Ribeiro Lopes, Mãe dos Humildes, Parque Brasil, Comendador Jonathas Telles de Carvalho, Maria Helena Queiroz, Nilton Belas Vieira, Maria Amália Martins Daltro Coelho, Nossa Senhora das Candeias, Agrário de Oliveira Melo, Vereador Antônio Carlos Coelho, Rosa Maria Espiridião Leite, Nantes Bellas Vieira e Paula de Freitas Almeida.

Outras publicações

UEFS altera data de matrícula do programa de formação de docente A Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) alterou o cronograma de matrícula dos candidatos aprovados no Processo Seletivo do Programa Especia...
Viabahia aponta construção de perimetrais para corrigir fluidez do trânsito no Anel de Contorno de Feira de Santana Câmara discute Anel de Contorno de Feira em audiência pública. A Câmara Municipal de Feira de Santana, nesta sexta-feira (18/11/2016), atendendo ao ...
Feira de Santana: vereador Alberto Nery comenta sobre greve geral, lixo e tarifa social Alberto Matos Nery: enquanto vereador desta cidade, eu fico revoltado em ver tanto entulho jogado nas ruas. Durante discurso proferido na sessão ord...

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br