Eleições 2016: Suplentes assumem na Alba no lugar dos deputados que foram eleitos prefeito

Três dos 63 deputados se elegeram prefeitos e um foi eleito vice-prefeito, e serão substituídos pelos suplentes de suas respectivas coligações.

Três dos 63 deputados se elegeram prefeitos e um foi eleito vice-prefeito, e serão substituídos pelos suplentes de suas respectivas coligações.

Diante do fechamento das eleições na Bahia, com o segundo turno em Vitória da Conquista no domingo (30/10/2016), ficam praticamente definidas as mudanças na Assembleia Legislativa (ALBA).

Três dos 63 deputados se elegeram prefeitos e um foi eleito vice-prefeito, e serão substituídos pelos suplentes de suas respectivas coligações. No domingo, o deputado Herzem Gusmão (PMDB) se elegeu em Vitória da Conquista, derrotando o também deputado Zé Raimundo, do PT.

Além de Gusmão, os parlamentares que se elegeram são Vando (PSC), que comandará o Executivo municipal de Monte Santo; Rogério Andrade (PSD), eleito prefeito de Santo Antônio de Jesus (Região Metropolitana de Salvador); e Bruno Reis, do PMDB, eleito vice-prefeito de Salvador na chapara de ACM Neto (DEM).

Herzem Gusmão assumiria novamente a vaga de Bruno Reis (PMDB), pois ele é o primeiro suplente da coligação do PMDB. Interessante é que com a vitória em Conquista, a suplência ficaria com Antônio Elinaldo (DEM), que também ganhou a eleição, e será prefeito de Camaçari a partir de 1º de janeiro de 2017. Enfim, quem ficará com a vaga é o terceiro suplente, Samuel Couto, do PSC.

O deputado Vando será substituído por Heber Santana (PSC), que é vereador de Salvador. Se Heber decidir manter seu mandato na Câmara da capital, quem assumiria a vaga de Vando seria Luiz de Deus (PSD), que foi eleito prefeito de Paulo Afonso.

Neste caso entraria também o terceiro suplente da coligação, que é Anderson Muniz (PTN), irmão do vereador de Salvador Carlos Muniz.

A vaga de Rogério Andrade também não deve ficar com o primeiro suplente. O petista Bira Corôa seria a primeira opção, mas ele já exerce o mandato no lugar de Vítor Bonfim (PDT), que está licenciado porque é chefe da Secretaria de Agricultura do Estado (Seagri). Bira Corôa ficaria então com a vaga em definitivo.

Mas a definição embola ainda mais, pois a próxima da fila é a vereadora de Lauro de Freitas Mirela Oliveira (PSD), que se elegeu vice-prefeita na chapa da prefeita eleita Moema Gramacho (deputada federal), do PT. Quem vem em seguida na coligação é Temoteo Brito (PSD), que também saiu vitorioso das urnas.

Ele se elegeu prefeito de Teixeira de Freitas. Por fim, quem assumirá a vaga do deputado Rogério Andrade será Antônio Mário (PT). Eleito prefeito de Eunápolis, o deputado Robério Oliveira (PSD) será substituído por Mário Augusto Neto (PT).

Jânio Natal (PTN), prefeito eleito de Belmonte, deve ser substituído pelo apresentador Uziel Bueno (PTN). Contudo, de acordo com o Bahia Notícias, Natal estaria articulando para que sua vaga fique com seu irmão Janival Andrade (PTN), eleito vice-prefeito em sua chapa.

Apesar de toda a confusão na dança das cadeiras, nada vai alterar a composição das bancadas na Assembleia Legislativa, conforme garantiu à Tribuna o presidente da Casa, deputado Marcelo Nilo (PSL).

“Saem dois do governo e entram dois do governo, saem dois da oposição e entram dois da oposição”, resumiu Nilo.

*Com informações do Jornal Tribuna da Bahia, por Rômulo Faro.

Outras publicações

Deputado Targino Machado pede atenção especial a segurança pública no Brasil: ‘Essa questão da violência é pandêmica’ Deputado Targino Machado pede atenção especial a segurança pública. Em uma questão de ordem no plenário da Assembleia Legislativa da Bahia nesta qua...
Eleições 2016 – Feira de Santana: Jairo Carneiro anuncia troca do candidato a vice-prefeito Segundo candidato Jairo Carneiro, indicação de um novo nome vai ser feita pelo deputado Fernando Torres. A coligação Feira Agora Tem Opção escolhe a...
Eleições 2016 – Feira de Santana: Justiça Eleitoral solicita parceria da Semmam para fiscalizar carros de som Visando garantir que todas as determinações da Justiça Eleitoral a respeito da reforma na Lei Eleitoral sejam seguidas em Feira de Santana, a Secretar...

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br