Eleições 2016 – Rio de Janeiro: Polícia Federal prende ex-governador Anthony Garotinho por possível compra de votos

Anthony William Matheus de Oliveira, mais conhecido como Anthony Garotinho, é um radialista e político brasileiro. Foi o 58º governador do Rio de Janeiro e candidato à presidência da república em 2002.

Anthony William Matheus de Oliveira, mais conhecido como Anthony Garotinho, é um radialista e político brasileiro. Foi o 58º governador do Rio de Janeiro e candidato à presidência da república em 2002.

Policiais federais da Delegacia de Campos dos Goytacazes, no norte fluminense, prenderam hoje (16/11/2016) o ex-governador fluminense Anthony Garotinho. Segundo informações da Delegacia Federal de Campos, Garotinho foi preso em sua casa, na zona sul da cidade do Rio de Janeiro.

A Polícia Federal não informou, entretanto, o motivo da prisão do político.  Além de ex-governador, Garotinho também foi deputado federal e prefeito de Campos.

Segundo a revista Veja, a prisão é resultado da Operação Chequinho que apura compra de votos durante as eleições de 2016.

Rosinha Garotinho, mulher do ex-governador, é prefeita de Campos dos Goytacazes. Anthony Garotinho é secretário de governo do município.

Anthony Garotinho governou o Rio entre 1999 e 2002.

Cheque Cidadão

A Operação Chequinho investiga o uso eleitoral do programa Cheque Cidadão. A superintendência da Polícia Federal em Campos informou ainda que, ao longo do dia, dará mais em aberto e novas prisões poderão ser efetuadas.

A Operação Chequinho foi deflagrada no último dia 19 de outubro, quando foram presos os vereadores Miguel Ribeiro Machado e Ozéias Martins, que, segundo a Polícia Federal, eram responsáveis por recolher documentos para o cadastramento dos eleitores no programa.

Na segunda fase da operação foi presa em Copacabana, também na zona sul, a vereadora eleita Linda Mara Silva, ex-assessora particular da prefeita Rosinha Garotinho. Foram presas a ex-secretária de Desenvolvimento Humano e Social, Ana Alice Alvarenga, e a radialista Beth Megafone.

Várias outras pessoas, em sua maioria políticos, também já foram presas em decorrência da mesma operação, inclusive a ex-coordenadora do Cheque Cidadão, Gisele Koch, e a o vice-presidente da Câmara, Thiago Virgílio, que já estava afastado de suas funções.

Outras publicações

Eleições 2016 – Feira de Santana: ex-senador João Durval declara apoio à Joilton Freitas João Durval Carneiro e Joilton Freitas. Ex-governador declara apoio à candidatura de Joilton Freitas. O ex-governador da Bahia e ex-prefeito de Feir...
Eleições 2016 – Conceição do Jacuípe: Normelia Correia foi eleita prefeita Normelia Correia foi eleita prefeitra de Conceição do Jacuípe. Normelia Maria Rocha Correia (Normelia Correia, PRB) foi eleita prefeita de Conceição...
Inflação do aluguel aumenta para 0,66% na primeira prévia de fevereiro Rio de Janeiro - O Índice Geral de Preços - Mercado (IGP-M), utilizado como referência para reajustes em contratos de aluguel, ficou em 0,66% na prime...

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br