Donald Trump é eleito 45º presidente dos Estados Unidos; conservadorismo e capital ocupam o poder central americano

Candidato Republicano Donald John Trump é eleito 45º presidente dos Estados Unidos da América.

Candidato Republicano Donald John Trump é eleito 45º presidente dos Estados Unidos da América.

Os americanos foram às urnas nesta terça-feira (08/11/2016), após uma das campanhas mais duras da história, marcada por ofensas e acusações, e que dividiu como poucas vezes os Estados Unidos.

Após uma das campanhas mais duras da história dos EUA, marcada por ofensas e acusações, candidato Republicano Donald John Trump prevalece e será o próximo presidente dos Estados Unidos, em uma eleição que pode mudar o rumo do país.

Bilionário, famoso e polêmico ainda eram adjetivos insuficientes para o empresário Donald Trump, 70, que agora também tem no currículo o título de presidente dos Estados Unidos. Dono de um império imobiliário, cassinos e campos de golfe, o magnata vai se apoderar, em 20 de janeiro de 2017, da cadeira mais importante de seu país.

Embora as pesquisas de intenção de voto indicassem o contrário, Trump venceu a candidata democrata, a ex-secretária de Estado e ex-primeira-dama Hillary Clinton, conquistando ao menos 276 dos 538 votos do Colégio Eleitoral em contagem parcial dos votos pela Associated Press às 5h35 (horário de Brasília). Hillary obteve 218 votos nessa contagem e, apesar de aparecer com pequena vantagem nas pesquisas de intenção de voto, perdeu Estados importantes, como a Flórida, Ohio e a Carolina do Norte.

Trump assumirá o cargo hoje ocupado por Barack Obama ao lado de seu vice, o governador do Estado de Indiana, Mike Pence. Ele deve discursar ainda nesta madrugada no Estado de Nova York, o mesmo da rival. A posse ocorre no dia 20 de janeiro de 2017.

O mercado financeiro reagiu negativamente ainda durante a apuração. Na Ásia, as bolsas registraram forte queda. O peso mexicano alcançou o nível mais baixo dos últimos 20 anos.

A vitória de Donal Trump representa a vitória do conservadorismo, da centralidade do capital, e do poder midiático em construir líderes políticos.

Outras publicações

Eleitores norte-americanos que vivem no Brasil votam a distância e podem fazer a diferença Mesmo morando a milhares de quilômetros de suas seções eleitorais, vários eleitores norte-americanos que vivem no Brasil vão ajudar na escolha do pr...
Obama anuncia plano para reduzir deficit dos EUA em US$ 1,1 trilhão Cortes virão de redução de gastos e elevação de impostos, diz Obama. O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, apresentou nesta segunda-feira s...
Terrorismo: Polícia investiga se há conexões entre três atentados ocorridos nos EUA Prefeito Bill de Blasio e Comissário de polícia James O'Neill no local da explosão, na rua 23, em Manhattan, no sábado, 17 de setembro de 2016. Auto...

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br