TJBA: desembargador Jatahy Fonseca Júnior impõe dura derrota a grupo de Mário Hirs

O desembargador Jatahy Fonseca Júnior é escolhido para o TRE.

O desembargador Jatahy Fonseca Júnior é escolhido para o TRE.

O desembargador Edmilson Jatahy Fonseca Júnior derrotou o colega Mário Alberto Hirs na disputa pela indicação como juiz efetivo do Tribunal Regional Eleitoral (TRE). A eleição ocorreu na manhã de hoje (18/11/2016), através de votação do pleno do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA).  Jatahy Fonseca obteve 31 votos dos desembargadores, contra 25 de Alberto Hirs. Atual presidente do TRE, Hirs buscava a recondução.

Após a divulgação do resultado, o desembargador eleito afirmou que a sua atuação no TRE “será pautada no esforço de fazer valer, com muita dignidade, com muita retidão, com muita firmeza de caráter, cada um dos 31 votos que recebi”.

Seguindo a tradição, Jatahy Fonseca deve ser escolhido presidente da Corte Eleitoral ao tomar posse, em janeiro de 2017, como membro do colegiado em substituição ao colega.

Ação no CNJ

O resultado da eleição foi interpretado como um enfraquecimento do grupo liderado por Hirs, que exerceu forte controle sobre o Tribunal de Justiça até o ano passado e cuja atuação no TRE era respeitada pelos colegas.

Encontra-se em pauta do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) processo disciplinar contra Mario Hirs, que deverá ser julgado ainda em 2016, levando em consideração a agilidade da Ministra Carmem Lúcia na condução do Supremo Tribunal Federal e do CNJ.

Outras publicações

Juiz reverte recurso para comunidades lesadas no Oeste da Bahia Destinar recursos de indenização coletiva diretamente para as comunidades lesadas já é uma prática comum na Justiça estadual. O art. 461 do CPC e a Re...
AMB reage a declarações de Gilmar Mendes sobre salários de juízes e Lava Jato O ministro do STF Gilmar Mendes criticou salários de juízes e desembargadores que ultrapassem o teto de vencimentos do Supremo. A Associação dos Mag...
Justiça manda devolver R$ 145 milhões à Petrobras A Justiça Federal determinou hoje (29/09/2016) a devolução de R$ 145,6 milhões à Petrobras, referentes a valores repatriados ao Brasil de contas na Su...

Sobre o autor

Carlos Augusto
Carlos Augusto Oliveira da Silva (Carlos Augusto) é Mestre em Ciências Sociais, na área de concentração da cultura, desigualdades e desenvolvimento, através do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (FAESF/UNEF). Atua como jornalista e cientista social. Telefone: (75)98242-8000 | E-mail: diretor@jornalgrandebahia.com.br.