Deputado Targino Machado defende aumento da idade máxima para ingresso na Polícia Militar da Bahia

Projeto de Lei apresentado pelo Deputado Targino Machado prevê a regulamentação da idade máxima de 30 para 40 anos para ingresso na Polícia Militar da Bahia.

Projeto de Lei apresentado pelo Deputado Targino Machado prevê a regulamentação da idade máxima de 30 para 40 anos para ingresso na Polícia Militar da Bahia.

Apresentado no início de 2016 pelo deputado estadual Targino Machado, o projeto de lei (PL) que prevê a regulamentação da idade máxima de 30 para 40 anos para ingresso na Polícia Militar da Bahia (PMBA) segue à espera de aprovação na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa da Bahia.

Na última semana, o deputado estadual Luciano Simões, relator do projeto, deu parecer favorável ao PL, que permanece na CCJ para votação. Caso seja aprovado nesta comissão, o projeto segue para a Comissão de Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia e Serviço Público.

Atualmente, o Estatuto dos Policiais Militares do Estado da Bahia (Lei nº. 7.990/2011) prevê a idade máxima de 30 anos para ingresso na PM/BA, o que será corrigido caso o projeto do deputado Targino seja aprovado na Assembleia Legislativa da Bahia.

Ainda de acordo com o projeto de lei, a idade mínima para o candidato prestar o concurso permanecerá a mesma: 18 anos.

Justificativa

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2014 a expectativa de vida do povo brasileiro subiu para 75,2 anos, o que desafia o legislador a rever a idade máxima para ingresso em diversos cargos da esfera pública. Além disso, com o avanço da medicina a população está vivendo mais e melhor.

Segundo o parlamentar, a lei vigente também fere o princípio constitucional da isonomia.

Outras publicações

Em Feira de Santana, presidiários beneficiados com saída temporária do Dia dos Pais praticam assalto e trocam tiros com a polícia Policiais do GETO 65, que pertence à 65ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), flagraram um presidiário beneficiado com a saída temporária...
Feira de Santana: diretor de Áreas Verdes Deodato Peixinho acusa secretário Ícaro Ivvin de ato de violência Gabinete do diretor de Áreas Verdes José Deodato Peixinho Filho arrombado. Gravação e fonte relatam que ato de violência partiu do secretário Ícaro I...
Operação Celular Legal: Polícia Civil deflagra ação em Feira de Santana com a finalidade de coibir receptação e revenda de telefones celulares de origem suspeita Polícia Civil deflagra Operação Celular Legal em Feira de Santana. A Polícia Civil da Bahia (PC) deflagrou nesta quinta-feira (01/12/2016), em Feira...

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br