Deputado Targino Machado defende aumento da idade máxima para ingresso na Polícia Militar da Bahia

Projeto de Lei apresentado pelo Deputado Targino Machado prevê a regulamentação da idade máxima de 30 para 40 anos para ingresso na Polícia Militar da Bahia.

Projeto de Lei apresentado pelo Deputado Targino Machado prevê a regulamentação da idade máxima de 30 para 40 anos para ingresso na Polícia Militar da Bahia.

Apresentado no início de 2016 pelo deputado estadual Targino Machado, o projeto de lei (PL) que prevê a regulamentação da idade máxima de 30 para 40 anos para ingresso na Polícia Militar da Bahia (PMBA) segue à espera de aprovação na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa da Bahia.

Na última semana, o deputado estadual Luciano Simões, relator do projeto, deu parecer favorável ao PL, que permanece na CCJ para votação. Caso seja aprovado nesta comissão, o projeto segue para a Comissão de Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia e Serviço Público.

Atualmente, o Estatuto dos Policiais Militares do Estado da Bahia (Lei nº. 7.990/2011) prevê a idade máxima de 30 anos para ingresso na PM/BA, o que será corrigido caso o projeto do deputado Targino seja aprovado na Assembleia Legislativa da Bahia.

Ainda de acordo com o projeto de lei, a idade mínima para o candidato prestar o concurso permanecerá a mesma: 18 anos.

Justificativa

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2014 a expectativa de vida do povo brasileiro subiu para 75,2 anos, o que desafia o legislador a rever a idade máxima para ingresso em diversos cargos da esfera pública. Além disso, com o avanço da medicina a população está vivendo mais e melhor.

Segundo o parlamentar, a lei vigente também fere o princípio constitucional da isonomia.

Outras publicações

Mortes durante greve da PM refletem a desigualdade social na sociedade, declara deputado Valmir Assunção Valmir Assunção: "lamentavelmente, comprova-se que as vítimas são sempre as mesmas, com os mesmos perfis raciais, econômicos e sociais. Isso reflete ...
Líder religioso, deputado José de Arimateia promove na Assembleia Legislativa da Bahia sessão especial pelo ‘Dia Nacional da Bíblia’ Sessão da Bíblia realizada na Alba. Deputado José de Arimateia: hoje temos a feliz e abençoada oportunidade de levar a Palavra de Deus a toda cri...
ALBA aprova quase R$ 100 milhões para diminuir efeitos da seca na Bahia Assembleia Legislativa da Bahia, edifício senador Jutahy Magalhães. Mais uma medida para ajudar a preparar a população do semiárido para a convivênc...

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br