Caso La Vue: ministro Eliseu Padilha diz que sugeriu a ex-ministro que buscasse uma solução junto à AGU

Ministro Eliseu Padilha e presidente Michel Temer. Governo Temer apresenta padrão ético e conduta moral bastante questionável.

Ministro Eliseu Padilha e presidente Michel Temer. Governo Temer apresenta padrão ético e conduta moral bastante questionável.

Segundo reportagem do jornal Folha de São Paulo, o ministro Eliseu Padilha (Casa Civil) afirmou que o ex-ministro Marcelo Calero “ignorou a sugestão” de buscar uma solução na AGU (Advocacia-Geral da União) para a disputa judicial em torno do empreendimento imobiliário baiano que levou à demissão do ex-ministro da Cultura.

Em nota, Padilha disse que decidiu falar com Calero sobre a ação judicial depois de ser informado da discussão no Poder Judiciário sobre o licenciamento para construção de um edifício no qual o ministro Geddel Vieira Lima (Secretaria de Governo) adquiriu um apartamento.

Segundo ele, diante da disputa judicial sobre a construção do prédio, inicialmente liberada pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico, Artístico e Nacional) da Bahia e, depois, embargada pelo órgão no âmbito nacional, sugeriu ao “ex-ministro que, em caso de dúvida, na forma da lei, buscasse uma solução junto à AGU”.

Padilha disse ter feito a sugestão porque esta é a competência da Advocacia-Geral da União, prevista na Constituição Federal, de identificar e propor soluções para questões jurídicas envolvendo órgãos federais.

O ministro da Casa Civil encerra a nota dizendo: “O ex-ministro ignorou a sugestão”.

Calero disse em depoimento à Polícia Federal ter recebido uma ligação de Padilha após uma conversa ruim com Geddel. “Que Eliseu Padilha argumentou com o depoente no sentido de que, se a questão estava judicializada [em torno do empreendimento], não deveria haver decisão administrativa efetiva a respeito.”

Outras publicações

PGR fala em inconstitucionalidade e recomenda mudanças na PEC dos Gastos Rodrigo Janot, procurado geral da República. Principal aposta do governo Michel Temer para superar a crise econômica, a Proposta de Emenda à Constit...
Eleições 2014 – Bahia: PHS declara apoio a Paulo Souto e Geddel Vieira Lima Reunião com membros do PHS define aliança com Souto e Geddel. A chapa dos pré-candidatos oposicionistas Paulo Souto (governador), Joaci Góes (vice) ...
Governo Federal pode enviar MP da Reforma do Ensino Médio nos próximos dias Ministro da Educação, Mendonça Filho. O ministro da Educação, Mendonça Filho, informou hoje (14/09/2016) que, até o fim da próxima semana, o governo...

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br