ALBA: deputado Targino Machado destaca, em Moção de Congratulações, eleição do desembargador Jatahy Fonseca como juiz do TRE

Seguindo a tradição, Jatahy Fonseca deve ser escolhido presidente da Corte Eleitoral ao tomar posse, em janeiro de 2017, como membro do colegiado em substituição ao colega.

Seguindo a tradição, Jatahy Fonseca deve ser escolhido presidente da Corte Eleitoral ao tomar posse, em janeiro de 2017, como membro do colegiado em substituição ao colega.

Moção de Congratulações, apresentada pelo deputado Targino Machado, dirigida ao desembargador Jatahy Fonseca.

Moção de Congratulações, apresentada pelo deputado Targino Machado, dirigida ao desembargador Jatahy Fonseca.

O deputado Targino Machado (PPS/BA) apresentou nesta terça-feira (22/11/2016), em sessão plenária da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), Moção de Congratulações. A homenagem foi dirigida ao desembargador Edmilson Jatahy Fonseca Júnior, pela eleição como juiz efetivo do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE).

Na Moção, o deputado Targino Machado infere que “com a eleição do desembargador Jatahy Fonseca, o TRE da Bahia passa a contar e em seus quadros um magistrado altivo, civilizado, culto e discreto, motivo pelo qual manifesta congratulações pela vitória alcançada.”.

Confira o teor da ‘Moção de Congratulações’

O deputado, abaixo signatário, com amparo nas disposições regimentais, vem inserir nos anais desta Casa Legislativa VOTOS DE CONGRATULAÇÕES pela vitória do Desembargador Jatahy Fonseca, eleito como juiz efetivo do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia.

No dia 18 de novembro de 2016, durante a Sessão do Pleno do Tribunal de Justiça da Bahia, ocorreu uma eleição interna para a escolha do Desembargador que ocuparia a vaga do então presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia, Desembargador Mário Alberto Hirs, que também concorreu ao cargo visando a sua recondução.

A eleição, com uma e voto secreto, proporcionou uma surpresa ao grupo que, desde a ascensão do Desembargador Carlos Alberto Dultra Cintra, dominava o Tribunal de Justiça da Bahia colocando nos cargos da instituição seus fiéis seguidores.

Para os que não se lembram, esse grupo dominante assumiu a direção do TJBA após a derrota do falecido líder político baiano Antônio Carlos Magalhães.

Passados alguns anos, o grupo dominante sofreu sério revés com a vinda à Bahia do então Corregedor-Geral do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Francisco Falcão, ocasião em que esse Conselho, por unanimidade, durante a 179ª Sessão Ordinária, instaurou o Procedimento Administrativo Disciplinar (PAD), para apurar indícios de omissões administrativas do então presidente do TJBA, Mário Alberto Hirs, e da ex-presidente do mesmo tribunal, Desembargadora Telma Laura Silva Brito, também afastada.

O Desembargador Jatahy Fonseca, herdeiro de uma tradição de magistrados que começou com o seu genitor do mesmo nome, cuja carreira culminou com a presidência do Tribunal de Justiça da Bahia, segue os passos do genitor rumo às altas funções da magistratura baiana, já que possui todas as qualidades para voos mais altos no campo da magistratura.

Com a eleição do Desembargador Jatahy Fonseca, o TRE da Bahia passa a contar e em seus quadros um magistrado altivo, civilizado, culto e discreto, motivo pelo qual este parlamentar manifesta suas congratulações pela vitória alcançada.

Sala das Sessões, 22 de novembro de 2016.

Leia +

TJBA: desembargador Jatahy Fonseca Júnior impõe dura derrota a grupo de Mário Hirs

Outras publicações

Servidores da Saúde cobram reajuste e pedem apoio da Bancada de Oposição na ALBA Encontro na ALBA com servidores da Saúde. Representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde da Bahia – Rede Pública e servidores do Hospital Ot...
Deputada Graça Pimenta ao discursar sobre seca na Bahia chama atenção para a necessidade de apoio por parte dos governos federal e estadual às gestões municipais Graça Pimenta: O quadro nas regiões atingidas pela seca é desolador. Solo e vegetação secos. Falta d’água e de alimento. É um cenário de terra arrasa...
Desembargadores do Tribunal de Justiça da Bahia participam da posse da presidente do STJ Laurita Vaz e do vice-presidente Humberto Martins Solenidade de posse de Laurita Hilário Vaz na presidência do STJ. Desembargadores do TJBA participam solenidade de posse da ministra Laurita Vaz,...

Sobre o autor

Carlos Augusto
Carlos Augusto Oliveira da Silva (Carlos Augusto) é Mestre em Ciências Sociais, na área de concentração da cultura, desigualdades e desenvolvimento, através do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (FAESF/UNEF). Atua como jornalista e cientista social. Telefone: (75)98242-8000 | E-mail: diretor@jornalgrandebahia.com.br.