ALBA: deputado José de Arimateia realiza ato pelo Novembro Azul e Negro

Deputado José de Arimateia promove ato de conscientização das patologias relacionadas a diabetes, câncer de próstata e doença de falciforme.

Deputado José de Arimateia promove ato de conscientização das patologias relacionadas a diabetes, câncer de próstata e doença de falciforme.

Em alusão ao “Novembro Azul e Negro”, o vice-presidente da Comissão de Saúde e Saneamento da Assembleia Legislativa da Bahia, deputado estadual José de Arimateia (PRB-BA), realizará nesta terça-feira (22/11/2016) um Ato de Conscientização das Patologias relacionadas ao mês mencionado, tais como: diabetes, câncer de próstata e doença de falciforme, além das complicações que levam à estomia.

A ação irá acontecer das 9h às 13h, no corredor de Acesso à Biblioteca do Parlamento Baiano. O ato irá reunir 10 profissionais do Instituto de Promoção à Saúde Popular (IMPROSAÚDE), na perspectiva de orientar a população baiana e profissionais do Parlamento Baiano em relação às doenças e também realizar exames de medida de pressão arterial e glicemia capilar.

Está em tramitação na ALBA um Projeto de Lei, de autoria do parlamentar, que institui no Estado da Bahia o Programa de Prevenção e Assistência às Pessoas portadoras de traço falciforme ou anemia falciforme, com base na Política Nacional de Saúde Integral da População Negra, desenvolvida pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Apresentado no ano de 2012, o PL 20.015 aguarda deliberação da Casa Legislativa para ser sancionado. “Pelo fato de possuir a maior população negra do país, segundo o IBGE, 76,6% de pessoas autodeclaradas, a Bahia possui o maior número de incidências da enfermidade. Precisamos informar a comunidade baiana para a prevenção e cuidado com essa doença específica”, opinou o deputado.

De acordo com informações do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), o câncer de próstata já atinge mais de 68 mil homens no Brasil – um caso a cada sete minutos. Já a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) alertou que 12 milhões é o número oficial de pacientes com diabetes no país.

“Como vice-presidente do Colegiado, tenho trabalhado muito com o objetivo de conscientizar a população baiana para a importância de adotarmos a mentalidade preventiva às doenças. Espero que essa iniciativa motive o Governo do Estado para que a prevenção seja uma prioridade. Seria uma forma eficiente de gestão”, explicou Arimateia.

Outras publicações

Comissão de Justiça da Assembleia Legislativa da Bahia ouvirá praças da PM O relator do projeto de lei que trata da promoção dos policiais militares, deputado Kaká Mendonça, retirou (15/05/2012) da pauta da comissão o respe...
Policlínicas de Feira de Santana registraram mais de 700 mil atendimentos em 2016 Fachada da Policlínica Municipal de Feira de Santana, localizada no Bairro Tomba. Feira de Santana conta atualmente com sete Policlínicas e uma Unid...
Secretário Rui Costa apresenta ações de convivência com o semiárido na Assembleia Rui Costa: “é preciso que a água chegue na casa das pessoas e nas plantações. Por isso, os barreiros são tão importantes. A construção de novas...

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br