Colômbia: polícia confirma 76 mortos e cinco sobreviventes em acidente com avião da delegação do Chapecoense

Tragédia atinge membros da Associação Chapecoense de Futebol (ACF).

Tragédia atinge membros da Associação Chapecoense de Futebol (ACF).

A polícia colombiana confirmou que 76 pessoas que estavam a bordo do avião que levava o time da Chapecoense morreram no acidente ocorrido nesta madrugada (29/11/2016) e cinco pessoas sobreviveram.

Entre as pessoas que estavam na aeronave, havia jogadores, dirigentes esportivos e jornalistas. O avião era um British Aerospace 146, gerenciado pela companhia boliviana Lamia.

Entre os 76 mortos do acidente aéreo com o avião da Chapecoense, há 21 jornalistas e representantes da imprensa e nove tripulantes, além dos jogadores e dirigentes esportivos. As equipes de impressa são das emissoras Fox e Globo, além de canais de rádio.

O acidente

Na madrugada desta terça-feira (29/11/2016), o avião que transportava a delegação da Chapecoense, para Medellín, local do primeiro jogo da decisão da Copa Sul-Americana, desapareceu do radar e sofreu um acidente em Cerro Gordo, nas cercanias da cidade de La Unión, Colômbia. No voo estavam 81 pessoas, incluindo 72 passageiros e nove tripulantes.

Fontes locais dizem que a aeronave estava a apenas cinco minutos de voo do aeroporto mais próximo, mas o piloto decidiu arriscar o pouso antes.

Ele teria, inclusive, esvaziado os tanques de combustível para evitar uma explosão. O avião, que havia decolado de Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia, tinha como destino final o município colombiano de Medellín, onde a Chapecoense disputaria as finais da Copa Sul-Americana, contra o Atlético Nacional, amanhã à noite.

Seis pessoas foram resgatadas com vida do acidente na Colômbia; uma faleceu no hospital

Segundo o comunicado da Aeronáutica Civil da Colômbia (Aerocivil), o jogador Alan Ruschel foi encaminhado para o hospital de La Ceja, e os jogadores Jackson Ragnar Follmann e Danilo Padilha para a Fundação São Vicente. O jornalista Rafael Hensel também foi para o hospital de La Ceja. Já os tripulantes Ximena Suárez e Erwin Tumiri foram atendidos na clínica Somer, na cidade de Rionegro.

O goleiro da Chapecoense Marcos Danilo Padilha, que tinha sido resgatado com vida, morreu após chegar ao hospital. Posteriormente, a TV colombiana noticiou que o zagueiro Hélio Zamplier Neto também foi resgatado com vida e levado ao Hospital San Juan de Dios.

Sobreviventes

Três jogadores da Chapecoense ficaram feridos e estão entre os cinco sobreviventes da queda do avião que levava o time a Medellín: o lateral esquerdo Alan Ruschel, além dos goleiros Danilo e Follmann. As informações são de hospitais da região e de familiares dos jogadores, como a irmão de Alan (veja abaixo). O jornalista Rafael Henzel também foi resgatado com vida.

Não embarcaram no voo

Alguns atletas da Chapecoense não viajaram com a equipe. A lista inclui os seguintes jogadores: Neném, Demerson, Marcelo Boeck, Andrei, Hyoran, Martinuccio, Nivaldo e Rafael Lima. Eles não vinham sendo utilizados pelo treinador Caio Júnior. Entre todo o time, o goleiro Nivaldo é o mais antigo do elenco e está no grupo desde que a equipe estava na Série D.

O prefeito de Chapecó, Luciano Buligon, também não estava no voo. Ele estava na lista como convidado do clube para a viagem à Colômbia. Mais dois integrantes da lista, Rodrigo Ernesto e Pablo Castro, também não estavam na aeronave. Ambos cuidam da logística do time, chegaram antes e estavam no aeroporto para o receptivo.

Confira lista de nomes dos passageiros e tripulantes do voo. Dados foram fornecidos por grupos de jornalistas:

Sobreviventes

Alan Ruschel (lateral da Chapecoense)

Danilo (goleiro)

Jakson Follmann (goleiro)

Rafael Henzel (jornalista)

Ximena Suarez (comissária)

Vítimas

Lista de jornalistas

André Podiacki – RBS (repórter do Diário Catarinense)

Ari de Araújo Jr. – Globo

Bruno Mauri da Silva – RBS

Devair Paschoalon – FOX

Djalma Araújo Neto – RBS (cinegrafista da RBS TV de Florianópolis)

Douglas Dorneles

Edson Ebeliny

Fernando Schardong

Gelson Galiotto

Giovane Klein Victória – RBS (repórter da RBS TV de Chapecó)

Guilherme Laars – Globo

Guilherme Marques – Globo

Ivan Agnoletto

Jacir Biavatti

Laion Espíndola – Globo Esporte

Lilacio Pereira Jr. – FOX

Mário Sérgio – FOX

Paulo Clement – FOX

Rafael Valmorbida – Rádio Oeste

Renan Agnolin

Rodrigo Santana Gonçalves – FOX

Victorino Chermont – FOX

Lista da tripulação

Alex Quispe

Angel Lugo

Erwin Tumiri

Gustavo Encina

Miguel Quiroga

Ovar Goytia

Romel Vacaflores

Sisy Arias

Lista da delegação da Chapecoense

Aiton Cesar

Ananias Monteiro

Anderson Araújo

Anderson Donizette

Anderson Martins

Andriano Bitencourt

Arthur Maia

Bruno Rangel

Cleber Santana

Cleberson Fernando da Silva

Daví Barela Dávi

Decio Filho

Delfim Pádua Peixoto Filho

Dener Assunção

Edir De Marco

Eduardo Filho

Eduardo Preuss

Emersson Domenico

Everton Kempes

Filipe Machado

Gelson Merísio

Gilberto Thomaz

Guilherme de Souza

Hélio Zampier

Jandir Bordignon

José Paiva

Josimar

Lucas da Silva

Luiz Cunha

Luiz Grohs

Luiz Saroli

Marcelo Augusto

Marcio Koury

Marcos Padilha

Mateus Lucena dos Santos

Matheus Btencourt

Mauro Bello

Mauro Stumpf

Nilson Jr.

Plinio Filho

Rafael Gobbato

Ricardo Porto

Sandro Pallaoro

Sérgio de Jesus

Sérgio Manoel Barbosa

Tiago da Rocha

William Thiego

*Com informações são da agência Ansa.

Leia +

Síntese do acidente que vitimou a delegação do Chapecoense na Colômbia; 71 morreram e 6 sobreviveram; confira relação de nomes

Outras publicações

Correa espera restabelecer relações com Colômbia antes de dezembro O presidente do Equador, Rafael Correa, disse hoje em Tóquio que o restabelecimento das relações diplomáticas com a Colômbia está "avançando acelerada...
Colômbia quer construir ferrovia com capital chinês Canal do Panamá é única possibilidade de transportar mercadorias do Atlântico para o Pacífico. A Colômbia quer mudar essa situação e planeja, para iss...
Salvador: Hospital do Subúrbio recebe prêmio das Nações Unidas na Colômbia Prêmio do Serviço Público das Nações Unidas. O projeto de Parceria Público-Privada (PPP) do Hospital do Subúrbio, em Salvador, é uma das duas únicas...

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br